Cinzas de vulcão chileno já chegam aos municípios do Rio Grande do Sul.


Após mais de seis mil moradores terem sido obrigados a abandonar suas casas nas imediações do Calbuco, desde que o vulcão entrou em erupção no Chile, as cinzas expelidas chegaram a algumas cidades do Rio Grande do Sul. A informação é do portal da Band.

O vulcão, que fica no sul do Chile, desde quarta-feira e duas erupções já foram registradas, mas as autoridades chilenas avisam que uma terceira pode acontecer a qualquer momento. Voos foram cancelados e as cinzas expelidas atingiram tabém a Argentina, principalmente a região de Bariloche.

Hoje as cinzas avançaram pelo Uruguai e no fim da tarde a nuvem chegou ao extremo sul gaúcho, em uma situação semelhante a que ocorreu em 2011, quando outro vulcão também região da cordilheira do Andes, no Chile, entrou em erupção.
(Crédito da Foto: Martin Bernetti/AFP)


Em cidades como Chuí, na fronteira com o Uruguai, a mancha já pode ser vista no céu e as devem chegar também Porto Alegre. A Infraero não descarta cancelamentos de voos no Aeroporto Internacional Salgado Filho e orienta que os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas.

Segundo o geólogo Wilson Wildner, a chegada das cinzas ao território brasileiro não é um fenômeno incomum. “Muitas vezes é um depósito tão fino que nós nem nos damos conta dessas cinzas’, afirmou.

Já o médico pneumologista Hugo Oliveira alerta que que crianças e pessoas com doenças respiratórias devem evitar o contato com este tipo de poeira, que pode também causar irritação nos olhos. “As pessoas devem também procurar se manter bem hidratadas evitar exposição ao ambiente aonde existe essa fuligem, além de evitar a viagem para essas locais’, recomendou o médico.

Clique Aqui e Leia Mais Notícias. Curta o M.V no Facebook e siga no Twitter.

Fonte: Portal da Band.