Telescópio Hubble completa 25 anos em órbita a 547 quilômetros da Terra.

O telescópio Hubble está completando 25 anos em órbita, a 547 km da Terra. Desde que começou a funcionar, ele vem revolucionando o conhecimento humano sobre astronomia. O telescópio espacial Hubble foi colocado em órbita da Terra em 24 de abril de 1990, levado pelo ônibus espacial Discovery. A informação foi divulgada pelo Jornal da Globo.

O telejornal informa que no início o Hubble funcionou mal, com imagens fora de foco. Mas, ao longo dos anos, os astronautas americanos trocaram lentes e outros equipamentos, e hoje o Hubble é considerado o maior sucesso da Nasa, depois da ida do homem à Lua.


O nome, Hubble, é uma homenagem ao astrônomo Edwin Hubble que descobriu que o universo está em expansão. Graças ao telescópio espacial foi possível calcular o ritmo da expansão e a idade exata do universo: 13,8 bilhões de anos.

Uma das imagens mais famosas captadas pelas cameras do Hubble mostra uma pequena área do céu, que antes era vista como um campo escuro na constelação da Ursa Maior. O Hubble enxergou ali milhares de galáxias, cada uma com centenas de bilhões de estrelas, da época em que o universo era bebê, com apenas 500 milhões de anos.

Para qualquer lugar que se olhe, é o que se vê: um número imenso de galáxias. Na nossa galáxia, a Via Láctea, o Hubble fez fotos célebres, como esta da nebulosa carina, onde as enormes colunas de gás, onde nascem milhares de estrelas, ganharam o nome de "Pilares da Criação".

O Hubble surpreendeu, funcionando por mais tempo que o previsto, e pelo menos até 2020 continuará em operação. Mas será substituído por outro telescópio, muito maior e mais avançado, o James Webb, que será lançado em 2018.

Clique Aqui e Leia Mais Notícias. Curta o M.V no Facebook e siga no Twitter.

Fonte: Jornal da Globo.