Google constata que 'perguntas de segurança' não são suficientes para proteger os usuários.

Quando falamos sobre segurança na Internet é preciso considerar que não há 100% de garantia que nossos dados estão seguros, mas estar informado ainda é a melhor maneira de navegar com segurança na grande rede de computadores. Sugestão! Clique aqui para ler o artigo: 'Riscos relacionados ao uso da Internet'.

Hoje vamos falar sobre um recurso muito usado por alguns sites para proteger o usuário. As "perguntas de segurança" - elas são usadas para validar determinadas ações em ambiente seguro (https). Ao responder a pergunta de segurança, por exemplo, o internauta pode recuperar sua senha. Mas, recentemente, um estudo do Google constatou que as perguntas de segurança não são suficientes para proteger as contas dos usuários.


De acordo com a pesquisa, que analisou pedidos de recuperação de senhas feitos nos diversos serviços do Google, hackers conseguem burlar o recurso de proteção com facilidade. Para se ter ideia, de acordo com o estudo, um hacker teria 19,7% de chances de acertar a resposta para a pergunta “Qual é sua comida favorita?”, em inglês, com apenas uma tentativa.

Os números variam de acordo com o idioma e aumentam se o invasor tentar mais de uma vez. A pergunta “Qual foi o nome do seu primeiro professor” atinge um índice de 24% de acerto para usuários de línguas árabes com dez tentativas. Os coreanos enfrentam ainda maior perigo: sua cidade de origem tem 39% de chance de ser descoberta, e sua comida favorita 43%.

Conforme noticiou o site 'techtudo.com.br',  uma das formas de impedir ataques de hackers é usar perguntas mais difíceis com respostas mais elaboradas e completas – o que aumenta a possibilidade de que elas sejam esquecidas pelos próprios usuários. A pesquisa encontrou uma relação direta entre os dois fatores e descobriu que 40% dos usuários nos Estados Unidos não eram capazes de lembrar suas respostas.

Tecnologia permite recarregar smartphones via wireless em carros.

Segundo a publicação, os dados indicaram que perguntas mais seguras como "Qual é o número do seu cartão da biblioteca" e "Qual é o seu código de Passageiro Frequente" possuem as menores taxas de lembrança, com 22% e 9%, respectivamente.

Agradecemos sua visita. Clique aqui e Leia Mais Notícias. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e siga no Twitter.

Momento Verdadeiro com informações do Google e Techtudo.