Google cria doodles para homenagear a astronauta Sally Ride.

Com cinco doodles, Google presta homenagem para Sally Kristen Ride em sua página de buscas nesta terça-feira, dia 26 de maio, por ocasião da 64ª passagem de seu aniversário de nascimento.
Sally Ride foi a primeira mulher astronauta norte-americana a ir ao espaço, após as soviéticas Valentina Tereshkova (1963) e Svetlana Savitskaya (1982).

De acordo com informações da 'Wikipédia', em 18 de junho de 1983, Ride entrou para a história como a primeira americana a subir ao espaço, como integrante da tripulação da Challenger, na missão STS-7, que colocou em órbita dois satélites de comunicação, realizou experimentos farmacêuticos e foram os primeiros tanto a colocar um satélite em sua órbita no espaço, quanto em recolher outro avariado para dentro do ônibus espacial.


Ainda de acordo com a enciclopédia online, ao final de seu segundo vôo espacial no ano seguinte, missão STS-41-G também como tripulante da Challenger, Sally passou a acumular 343 horas de permanência no espaço. Ela treinava para uma terceira missão quando ocorreu o acidente que destruiu a Challenger, matou sua colega de turma pioneira Judith Resnik, paralisou o programa espacial americano por quase três anos e a impediu de voar mais uma vez.

Com doodles, Google faz homenagem a astronauta Sally Ride.




Em 1987, após ter se tornado uma líder e exemplo para todas as mulheres americanas que desejavam ser astronautas e ser uma das investigadoras oficiais das causas do acidente, ela deixou a NASA para trabalhar em sua alma-mater, a Universidade de Stanford, lecionar física na Universidade da Califórnia. – UCLA, e dirigir o Instituto Espacial da Califórnia. Em 2003, ela foi convidada pela agência a fazer parte da equipe de investigação das causas da tragédia com a Columbia, tornando-se a única astronauta a participar das duas investigações.

Biografia

Sally Kristen Ride nasceu em Los Angeles, em 26 de maio de 1951 e faleceu em La Jolla, 23 de julho de 2012.

Sally Ride estudou Física e Inglês na Universidade de Stanford. Ride foi uma das 8 mil mulheres que responderam a um anúncio da NASA, para selecionar o primeiro grupo de astronautas femininas do programa espacial norte-americano em 1978.

Ride morreu em 23 de julho de 2012, por problemas decorridos de um câncer no pâncreas. Foi casada com o também astronauta Steven Hawley. De 1985 até seu falecimento, viveu com a Dra. Tam E. O'Shaughnessy, relacionamento revelado somente em seu obituário e confirmado pela sua irmã.

Google cria doodle para homenagear a sismologista Inge Lehmann.

Agradecemos sua visita. Clique aqui e Leia Mais Notícias. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e siga no Twitter.

Reportagem de Christoffer Leandro. Com informações da Wikipédia.