L’Oréal quer imprimir pele humana em 3D.

'Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura' — Aristóteles.

A tecnologia avança tão rápido que ainda ficamos impressionados quando tomamos conhecimento como as coisas acontecem num piscar de olhos. Quem diria que um dia, por exemplo, o homem poderia imprimir pele humana.  Pois é, recentemente, a fabricante de cosméticos L’Oréal anunciou uma parceria com a Organovo, uma startup americana que usa tecnologia de bioimpressão para criar tecido humano capaz de replicar as funções biológicas do corpo.
Atualmente, a L’Oréal cria cinco metros quadrados de pele por ano. De acordo com informações da revista Info, isso ocorre porque as fabricantes de cosméticos precisam testar exaustivamente seus produtos, para ter certeza de que eles terão o efeito desejado nos consumidores.Essa tecnologia também diminuiria a dependência de testes em animais, alvo de muitas críticas.


A L’Oréal irá usar a plataforma de impressão da Organovo para imprimir tecido conjuntivo. O processo identifica "elementos chave na construção e composição" da pele a ser reproduzida e cria uma espécie de "biotinta", ou bloco de construção multicelular, para isso. Atualmente, a empresa de cosméticos transforma tecido conjuntivo em células, fazendo-as crescer em um ambiente que imita um corpo humano. A pele original é doada por pacientes de cirurgias plásticas, conforme noticiou a revista Info.

Uma única amostra de pele artificial tem 0,5 cm2 de largura e um milímetro de espessura, em um processo que demora uma semana. Das quase 100 mil amostras de pele criadas em laboratório pela empresa, metade delas é usada pelo centro de pesquisa da L’Oréal. A outra metade é vendida para empresas farmacêuticas e de cosméticos, segundo reportagem da Bloomberg.

Ainda de acordo com o texto, a L’Oréal espera que a tecnologia da Organovo aumente a precisão e a velocidade do processo. A startup também tem acordos com a farmacêutica multinacional Merck para a produção de um fígado impresso em 3D. Com informações da INFO Online.

Clique aqui e Leia Mais Notícias. Agradecemos sua visita. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e siga no Twitter.