13ª Flip homenageia o romancista Mário de Andrade.

A cidade histórica de Paraty está se preparando para receber um dos maiores eventos culturais do país: a 13ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). O evento começa nesta quarta-feira (1) e segue até domingo (5). Durante cinco dias, apresentações, oficinas de poesia e fotografia, além de exposições e mesas literárias com autores brasileiros e estrangeiros, prometem movimentar um público de, pelo menos, 30 mil pessoas.

Como tradição, desde 2003, a festa homenageia autores brasileiros. O primeiro foi o poeta e compositor Vinicius de Moraes, seguido por João Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Jorge Amado, Nelson Rodrigues, Machado de Assis, Manuel Bandeira, o sociólogo Gilberto Freyre e Oswald de Andrade. Esse ano é a vez do romancista Mário de Andrade.

Mas esse ano a Flip teve uma baixa, o escritor italiano Roberto Saviano não participará da 13ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Por motivos de segurança, ele cancelou a ida. Um dos convidados mais aguardados do evento foi jurado de morte pela máfia italiana. A notícia foi divulgada pela organização da Flip. "Roberto Saviano não foi autorizado pelos responsáveis por sua segurança a deixar o continente europeu", diz o comunicado. Roberto passou a ser ameaçado após detalhar a atuação da máfia do país onde vive nas páginas do livro "Gomorra". O festival deverá anunciar um novo participante em breve. "A Flip não dispõe de maiores informações e está trabalhando na substituição do autor, que será divulgada nos próximos dias", completa a nota.


A FLIP inseriu o Brasil no circuito de festivais literários internacionais, transformando Paraty em destaque mundial – e atraindo turistas estrangeiros principalmente pela quantidade e qualidade de autores, entusiasmo do público e hospitalidade da cidade. Confira a programação completa da 13ª FLIP (Aqui), que conta também com uma série de atividades voltadas para crianças e jovens. O evento também será transmitido, gratuitamente, via internet.

 Clique aqui e Leia Mais Notícias. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão.

Com informações do Jornal do Brasil e SRZD.

Comentários