Aprenda como escapar de um tubarão branco.

No último domingo, 26, o Fantástico exibiu uma reportagem ensinando o que fazer para escapar de um tubarão branco durante um mergulho. "Um ataque de tubarão é uma situação pela qual ninguém quer passar nessa vida. Ou quase ninguém. Tem gente que procura. Tem gente que gosta dessa adrenalina. Mas quase ninguém gostaria de se ver, de repente, dentro d'água diante de um tubarão. Aconteceu com o tricampeão de surfe Mick Fanning, no domingo (19). Ele conseguiu escapar, mas e se fosse com você? O que você faria? Qual a melhor maneira, se é que existe uma, de enganar um tubarão branco?," perguntou o dominical da TV Globo. 

O Fantástico visitou a Ilha de Guadalupe, no México. É lá que a foca de Guadalupe mora. Sabe quem mais vive lá? O tubarão branco, um dos maiores caçadores do planeta. Focas bonitinhas são o café da manhã, o almoço e o jantar deles. Todo ano, milhares de pessoas vão até a ilha para conhecer de perto esses tubarões. Agora, imagine que você é um desses turistas. Imagine que você resolveu dar um mergulho com os tubarões.

Para atrair o tubarão, uma isca é colocada na água. Ele sente o cheiro de sangue e vem rapidamente. Morde a isca. O seu coração começa a bater forte e pronto, passou. Passou? Passou nada. Ele volta. E entra na gaiola que protege os turistas. E agora?! Será que você sobreviveria?!

Você tem três opções:

a) Soprar bolhas no tubarão e nadar pela sua vida.
b) Se fingir de morto e boiar até a superfície.
c) Dar um soco no nariz do tubarão.

Qual a melhor estratégia? O que você faria? O tubarão branco pode ter até 6,5 metros de comprimento, pesar mais de duas toneladas. Uma fera com 300 dentes muito afiados e a mordida dele é cinco vezes mais poderosa que a de um leão africano.


Vamos esclarecer as alternativas:

Resposta C: dar um soco no nariz do tubarão? Você até poderia tentar fazer isso para expulsar o tubarão da gaiola de proteção. Mas as nadadeiras do tubarão não permitem que ele nade para trás, além disso, mesmo que essa técnica tenha funcionado em alguns casos, errar o alvo é muito fácil. O nariz do tubarão é pequeno e a boca é muito grande. E nesse caso, a mãozinha que vai, não volta.

Resposta B: se fingir de morto e flutuar até a superfície. Pareceu uma boa ideia? Mas não é. Você só vai facilitar a vida do tubarão. Por instinto, ele entende que qualquer coisa boiando na água está descansando, doente ou morta. Em todos os casos, uma presa fácil. Além disso, boiando na horizontal, contra a luz do sol, você pode parecer uma foca, bem apetitosa.

A alternativa correta é a letra A: soprar bolhas no tubarão e fugir nadando. Com o tubarão preso na gaiola de proteção, a sua melhor opção é fugir. Primeiro, fique o mais longe possível do tubarão, ganhando espaço. Use o tubo de oxigênio para soprar bolhas no tubarão. Isso ajuda a confundir o bicho. Depois, fique de olho no tubarão e nade calmamente para a superfície, sempre na vertical. Suba no barco e respire aliviado.

Olhar para o bicho

“Parar, observar o tubarão e fazer com que ele perceba que você está vendo ele sempre de frente para ele. Para tentar evitar um ataque de surpresa como é feito pelo tubarão branco”, diz o biólogo marinho Marcelo Szpilman.

Parece estranho, mas é isso mesmo. O certo é ficar olhando para o bicho. Olho no olho. Ele costuma atacar presas desprevenidas. Mas melhor do que enfrentar o tubarão é nunca encontrar o tubarão. Então, todo mundo atento: “O recomendado é: saiba onde você vai mergulhar, saiba onde você vai surfar. Se ali existem registros de ataque anteiores”, orienta Marcelo Szpilman. Clique aqui e assista a reportagem.

Fonte: Fantástico.

Comentários