Concurso cultural sobre Fla causa polêmica ao premiar foto com mulher amordaçada.

Deu o que falar. O anúncio do ganhador de um concurso cultural organizado pela OTB Sports, empresa que gerencia a carreira de jogadores e técnicos de futebol, gerou polêmica na internet, nesta terça-feira. Em uma promoção que presentearia o autor da melhor foto que representasse “o amor pelo Flamengo” com uma camisa do atacante Paolo Guerrero — um dos principais jogadores empresariados pela agência —, o grupo escolheu como vencedor a foto em que um torcedor rubro-negro, homem, aparece comemorando, enquanto uma mulher com a camisa do Botafogo está amordaçada e com os braços amarrados em uma cadeira. A vitória da publicação de cunho machista revoltou internautas, que usaram as redes sociais da OTB para protestar e criticar a premiação.


Nas muitas críticas, seguidores destacaram que a imagem premiada fere ainda dois tópicos do regulamento da promoção. No texto que explica como os interessados devem participar do concurso, está escrito que, entre outros, a fotografia deveria “obedecer aos seguintes requisitos”: “Não ter cunho ofensivo, imoral, racista, discriminatório, com teor ilícito, ou imagens que sugiram ou estimulem atos que possam colocar em risco a saúde, segurança e vida da audiência”. Internautas questionaram se a imagem vencedora não era discriminatória com as mulheres. A informação é do jornal EXTRA.



Segundo a publicação, no anúncio da foto vencedora, a OTB classificou a imagem como um “divertido post”. A internacionalista e blogueira Júlia Vergueiro, uma das autoras do site “Dibradoras”, que divulga e milita por uma maior participação das mulheres no futebol, usou a página para criticar a escolha da fotografia vencedora. “Pelo jeito, a OTB Sports parece não considerar que o retrato de uma mulher sendo claramente oprimida em um ambiente teoricamente familiar possui exatamente tudo isso o que ela mesma exigiu como não-aceitável em seu regulamento. Afinal, ela própria caracterizou a foto como um ‘divertido post’ do autor”, escreveu a escritora. Nas redes sociais da empresa, seguidores também protestavam e exigiam retratação. “Mais sem criatividade (sério que vocês ainda acham graça nesse discursinho de mina calada na hora do jogo?) e ofensivo/violento impossível”, escreveu uma internauta, no post.

A repercussão negativa fez a empresa voltar atrás da decisão do concurso. Antes de anunciar a mudança, no entanto, a OTB apagou a foto de suas redes sociais. Pouco tempo depois, em um comunicado oficial, a companhia se retratou do que classificou como mal entendido e informou que vai escolher um novo vencedor para a promoção. “Entendemos o posicionamento de cada opinião e achamos por certo desclassificar a imagem divulgada e realizar uma nova auditoria. Nosso objetivo em nenhum momento foi transmitir o machismo ou atuar como veículo de promoção de ódio. Não somos assim. Pedimos nossas sinceras desculpas a todas as pessoas que se sentiram ofendidas”.

O anúncio da nova foto vencedora do concurso deve acontecer nesta quarta-feira, nas redes sociais da OTB Sports. Confira a nota oficial de retratação da empresa na íntegra:
A OTB Sports vem a público se retratar do mal entendido que praticou no Concurso Cultural publicado nas suas redes sociais nesta terça-feira (28.07.15). Entendemos o posicionamento de cada opinião e achamos por certo, desclassificar a imagem divulgada e realizar uma nova auditoria.

Nosso objetivo em nenhum momento foi transmitir o machismo ou atuar como veículo de promoção do ódio. Não somos assim. Pedimos nossas sinceras desculpas a todas as pessoas que se sentiram ofendidas. Na quarta-feira (29.07.2015), publicaremos o novo ganhador.

Fonte:extra.globo.com

Comentários