EBC promove desafio hacker no FISL para desenvolver aplicativo de sugestão de pautas.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) pretende estimular a participação do público jovem na comunicação pública com o desenvolvimento de um aplicativo durante a 16ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL). O evento acontece de 8 a 11 de julho no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. O resultado do concurso pode ser utilizado em veículos como o Portal EBC, TV Brasil, Agência Brasil, além das oito emissoras de rádio Nacional e MEC, que compõem o sistema público de Rádio.


Facebook pagará criadores de vídeos publicados no site.


A atividade “Hackathon EBC/FISL 16 - Amplifique as vozes: a pauta da sociedade” tem como objetivo criar um aplicativo voltado ao público jovem que dialogue bem com as tecnologias móveis. A ferramenta precisa funcionar como um banco de pautas, em que os usuários propõem atrações, assuntos, temáticas, programação cultural e notícias a serem abordadas.

De acordo com o coordenador de novas mídias da EBC, Daniel Roviriego, a iniciativa é importante por estimular a relação dos diferentes públicos com uma ideia menos hierarquizada de comunicação. "Queremos fazer um sistema de qualificação de opiniões e incentivar as pessoas a darem ideias de pauta. Para isso, é fundamental construir uma comunidade em volta do aplicativo, para que ele possa ser aprimorado de forma livre”, explica.

EBC no Fórum Internacional de Software Livre.

Em 2015, o Portal EBC mais uma vez estará na cobertura do Fórum Internacional de Software Livre (Fisl). Pela Rádio Nacional de Brasília também será veiculado uma edição especial do programa Ponto com Ponto Br, direto da Rádio Software Livre. Além de repercutir as principais discussões do FISL, a iniciativa permitirá levar o Fórum para fora do evento, ampliando seu público. O Ponto Com Ponto Br é veiculado todas as segundas-feiras, às 17h, nas rádios Nacional de Brasília e MEC AM do Rio de Janeiro, com transmissão também pela web.

As aplicações desenvolvidas no hackathon devem ser licenciadas como software livre e ter seu código aberto para que quaisquer agentes da sociedade possam se apropriar da ferramenta. Serão aceitos grupos de até quatro pessoas para o desafio. As inscrições começam na quarta-feira (8), às 9h, e seguem até sexta-feira (10), às 12h. O encerramento e premiação da atividade acontecerão no sábado (11), em horário e local a serem divulgados. A pré-inscrição já pode ser feita. Acesse o edital para ver o regulamento completo.

Além da produção do aplicativo, a EBC estará no FISL com a palestra “Como informar os resultados da eleição antes do TSE", que acontece no dia 8, às 13h, na sala 41B. Os palestrantes Fernando Imbroisi Martins Borba e Thiago Dieb apresentarão os erros e acertos ao escolher as tecnologias que são utilizadas na comunicação pública para informar a sociedade a apuração em tempo real das eleições de forma assertiva e confiável em diversas plataformas para assegurar o acesso à informação de todos.

Sobre o Fisl

O Fórum Internacional Software Livre (Fisl) acontece desde o ano 2000­ e neste ano chega a sua 16ª edição. É considerado o mais consolidado evento da área na América Latina e um dos maiores do mundo. Fundado nos ideais construídos inicialmente pelo físico e programador Richard Stallman e, posteriormente, pela comunidade de hackers e desenvolvedores do sistema operacional GNU/Linux, o FISL surgiu de uma mobilização em prol da luta pela liberdade e autonomia tecnológica do país. O evento é o momento de encontro físico de muitas pessoas de diversas partes do mundo que se conhecem e trabalham apenas pela internet em projetos das mais variadas temáticas. A comunidade de usuários é o coração do FISL e interage com diversos outros setores da sociedade, como a academia, profissionais, empresas, investidores, governos e sociedade civil. Em 2015, o evento ocorrerá no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, entre os dias 8 e 11 de julho.

Clique aqui e Leia Mais Notícias. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão.

Fonte: Portal EBC.

Comentários