O Schindler inglês, Nicholas Winton, morre aos 106 anos.

Nicholas Winton, o "Schindler inglês", morreu durante o sono, aos 106 anos, num hospital de Wexham Slough, em Inglaterra.



Winton foi apelidado como o 'Schindler britânico', por referência a Oscar Schindler, o industrial alemão que salvou mais de mil judeus dos campos e câmaras de gás nazis. Winton era um corretor de bolsa, quando (em 1939) conseguiu organizar a fuga de centenas de crianças judias, por comboio, a partir de Praga, então uma cidade ocupada pela Alemanha nazi.

Nicholas Winton foi agraciado com a Ordem de Tomáš Garrigue Masaryk, Quarta Classe, pelo Presidente Checo em 1998. No aniversário da rainha, em 1983, foi nomeado membro da Ordem do Império Britânico por seu trabalho na instalação de asilos da sociedade Abbeyfield na Grã-Bretanha e, em 2002, elevado a cavaleiro pela rainha Elizabeth II em reconhecimento ao seu trabalho no salvamento das crianças

A obra humanitária de Winton permaneceu no anonimato mais de 50 anos até que a sua mulher descobriu, numa mala, listas com os nomes das crianças checas e cartas trocadas com os pais.

Segundo a BBC, estima-se que atualmente existam mais de 5 000 "crianças Winton", descendentes das centenas de crianças judias que sir Nicholas Winton salvou de uma morte certa.

 Clique aqui e Leia Mais Notícias. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão.

Com informações do Diário Digital

Comentários