Ciência avança e vírus da Aids poderá ser controlado em alguns anos.

A luta contra a Aids poderá, nos próximos anos, passar por uma evolução gigantesca. De acordo com um estudo realizado na Alemanha, a doença poderá passar a ser combatida com remédios que só precisarão ser ministrados em intervalos mensais. Atualmente, o vírus HIV é combatido com doses diárias.

“Não sei se conseguiremos, algum dia, curar a infecção, mas penso que, no futuro, seremos capazes de controlar o vírus sem ter que tomar drogas diariamente. Estão surgindo drogas de longa duração, que só precisar ser tomadas em intervalos de meses. Isso será importante demais na África, por exemplo, onde pessoas não tem condições de ir com frequência às clínicas”, afirma Frank Kirchhoff, condutor do estudo.

Leia também:

Para chegar à conclusão, o especialistas fez parte de uma equipe que estudou a doença desde seus primórdios. Segundo os dados, a pandemia de Aids, que atualmente atinge ao menos 35 milhões de pessoas do mundo, está relacionada a apenas um grupo viral específico, o HIV-1 M. Esse vírus teria surgido ao sul de Camarões, na África, há cerca de 10  mil anos. 

Sabendo o tipo de vírus que mais afeta os seres humanos, cientistas afirmam que poderão focar esforços no combate da doença. Por conta disso, a expectativa é que o maior controle da Aids seja uma realidade em poucos anos — fruto da junção de diversos estudos feitos em todo o mundo ao longo das últimas décadas.

Comentários