Luis Nassif processa ministro Gilmar Mendes por causa de “ofensas graves”.

O jornalista Luis Nassif comunicou, por meio de seu blog, que decidiu processar o ministro Gilmar Mendes. Na publicação, o profissional afirma que o motivo da ação judicial foram “ofensas graves” feitas pelo magistrado durante sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nassif já foi processado pelo ministro e recorreu ao que, em Direito, se chama de “reconvenção”, ou “o direito de processar quem me processa”, afirma o comunicador. “Gilmar Mendes me processou, um daqueles processos montados apenas para roubar tempo e recursos do denunciado. Eu poderia ter ficado na resposta bem elaborada do meu competente advogado Percival Maricatto. Mas resolvi ir além”.

Parte da fala de Mendes é reproduzida por Nassif na internet. De acordo com o jornalista, o ministro falou sobre “um caso” de profissional demitido da Folha de S. Paulo que criou um site "financiado com dinheiro público", com o intuito de "publicar textos atacando adversários e inimigos políticos".

“O que mereceria ação de improbidade é o fato de um ministro do STF ser dono de instituto que é patrocinado por empresas com interesses amplos no STF em ações que estão sujeitas a serem julgadas por ele. Dentre elas, a Ambev, Light, Febraban, Bunge, Cetip, empresas e entidades com interesses no STF”, afirma o profissional.

Dessa forma, Nassif informou que a intenção do processo, além de responder às ofensas, é colocar à prova a crença de que não existem mais intocáveis no país, apostando ser possível a um juiz de primeira instância em plena capital federal não se curvar à influência de um ministro do Supremo Tribunal Federal "vingativo e sem limites".

Por fim, o jornalista ressaltou que o juiz nega ter-se referido a ele durante a sessão do TSE. “Como se houvesse outro blog de um jornalista que trabalhou na Folha, tem uma empresa de nome Agência Dinheiro Vivo e denunciou o golpe paraguaio que pretendeu aplicar na democracia brasileira”, ironizou o comunicador.

Comentários