Festival de Cinema de Berlim abre inscrições.

O Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale) recebe inscrições de longas-metragens até o dia 30 de outubro e de curtas até o dia 17 de novembro. O evento, um dos mais tradicionais festivais de cinema do mundo, realiza a sua 66ª edição entre os dias 11 e 21 de fevereiro de 2016. Na última edição do festival, o longa "Que horas ela volta?", de Anna Muylaert, foi consagrado com o prêmio do público na Mostra Panorama e com o prêmio da Confederação Internacional dos Cinemas de Arte e Experimentais – CICAE.

Para se inscrever, é necessário o cadastro no site oficial do evento, além do envio de uma cópia em DVD, blu-ray ou DCP, legendada em inglês ou alemão, por via postal, além do pagamento da taxa de inscrição, de 150 euros para longas e 60 euros para curtas-metragens.

No caso dos curtas, há a opção de envio pela internet. Em ambos os casos, a sinopse do filme, a filmografia e a biografia do diretor devem ser enviadas também online. Os devem ter sido concluídos a partir de fevereiro de 2015 e a prioridade será dada a produções inéditas.

Filmes brasileiros podem ser inscritos na Competição Internacional, nas seções Panorama, Fórum e Geração, e na Competição de Curtas-Metragens, cada uma com um regulamento específico. Uma mesma obra pode ser inscrita em mais de uma seção do festival. 

Neste caso, apesar de só ser necessário pagar a taxa uma vez, o interessado deve enviar uma cópia de visualização para cada uma das mostras em que queira se inscrever. A programação de algumas mostras como Retrospectiva, NATIVe, Forum Expanded e as sessões de gala, é escolhida diretamente pela curadoria do evento.

Mercado de Coprodução

Também estão abertas, até o dia 21 de outubro, as inscrições de projetos para o Mercado de Coprodução da Berlinale, que acontece durante o festival, de 14 a 16 de fevereiro.Serão selecionados cerca de 25 projetos de longas-metragens com potencial para coprodução internacional, cujos roteiros já estejam finalizados.

Os projetos devem ter orçamento entre 1 e 20 milhões de euros, e pelo menos 30% do financiamento garantido. Consulte o regulamento específico das inscrições no Mercado de Coprodução e inscreva-se diretamente no site oficial do evento. Aqueles que não tenham um projeto, mas desejem participar como investidores ou coprodutores, podem se credenciar a partir do final de outubro. Acesse o site do Mercado de Coprodução para detalhes.


Fonte: Ministério da Cultura

Comentários