Prefeito de Niterói vai armar a Guarda Civil Municipal.

Rio. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, vai armar a Guarda Municipal. Em recente entrevista ao jornal O Dia, ele disse que pretende dobrar o efetivo da Guarda Municipal e espera sinal verde da Polícia Federal para armá-la. 
Niterói, assim como outras cidades do Estado do Rio de Janeiro, enfrenta problemas de segurança. Ao jornal, Rodrigo Neves disse que investiu R$ 60 milhões em segurança e também aumentou o efetivo da Guarda Civil Municipal. "Aumentamos de 290 para 600 o efetivo da Guarda Municipal e dobramos o salário, que hoje é superior ao de um soldado da PM. A prefeitura reformou e reabriu cabines da PM, que passaram a ser ocupadas por guardas conectados a viaturas policiais que atuam naquele perímetro, e construí a Delegacia de Homicídios. Niterói já é a cidade mais vigiada do estado. Investimos no Centro de Informações em Segurança (Cisp) e temos 80 botões de pânico espalhados em vários pontos. Hoje, todas as entradas da cidade possuem sistema que identifica carros com placas roubadas. Até o fim do ano, 80 guardas receberão smartphones também com botões de alerta móvel".

Neves contou que no próximo mês assina com a Polícia Federal (PF) para a GCM usar armamento de fogo. "Mês que vem assino protocolo com a Polícia Federal para que a Guarda possa usar armamento de fogo (no estado, apenas Volta Redonda e Barra Mansa têm guardas armadas). A primeira turma será formada no segundo semestre de 2016. Da mesma forma como dobrei o efetivo da Guarda, espero que Pezão e Beltrame dobrem o efetivo da PM (mais 200 homens)".

O prefeito de Niterói explicou como será a atuação da Guarda Municipal armada. "Vai atuar só no asfalto. Nunca vai substituir a PM no enfrentamento da criminalidade, do tráfico de drogas, nem vai substituir a função da Polícia Civil nas investigações do crime organizado. Vamos implantar corregedoria, estatuto da Guarda e um programa de acompanhamento psicológico e treinamento. Entrego ano que vem a Cidade da Ordem Pública, com centro de formação e academia de esporte, para preparar o efetivo". Leia a entrevista na íntegra no site do jornal 'O Dia'.

Comentários