Tratamento precoce para a Síndrome do Pânico é fundamental.

Ansiedade, medo, pavor de sair de casa. Estes são alguns dos sintomas da síndrome do pânico. A síndrome é uma herança que pode mesmo até passar de pai para filho, como informou uma reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo. 
Segundo a reportagem, o transtorno que muita gente conhece como síndrome do pânico também tem gatilhos que disparam a doença: um mundo competitivo e o medo da violência nas ruas. Tudo isso chega até a escola, onde o comportamento ansioso tem chamado a atenção. “É o nervosismo, a maneira como encara os desafios dentro da escola, as avaliações, os compromissos.Realmente hoje você sente no aluno uma preocupação muito grande com o futuro”, comenta Carlos Eduardo Barreira Lambert, coordenador do ensino fundamental do colégio Poliedro.
Segundo especialistas, cerca de 20% das crianças sofrem de ansiedade. São meninos e meninas preocupados, perfeccionistas, cheios de medo, que precisam aprender a relaxar para viver melhor. Destes, 7% têm sintomas ainda mais severos que caracterizam as crises ou o transtorno do pânico, um mal que precisa de diagnósticos e tratamento. 

Depressão, hipocondria - a mania de doença e de tomar remédios, agorafobia - medo exagerado de enfrentar lugares e pessoas, são algumas das sequelas do pânico que não foi tratado. A psiquiatra Sonia Maria Motta Palma diz que crianças e adolescentes precisam aprender a reconhecer e lidar com os sintomas. "Nesse momento é melhor tentar recuperar a respiração, respirar mais calmamente, se distrair com alguma coisa. A família deve apoiar, não piorar ainda mais com o desespero familiar ou às vezes do professor", orienta. Assista a reportagem, aqui.

Comentários