Dez perguntas de ciência que as crianças fazem - e os adultos não sabem responder.

Dez perguntas de ciência que as crianças fazem - e os adultos não sabem responder. De acordo com uma pesquisa feita pelo IET (Instituto de Engenharia e Tecnologia) com mais de mil pessoas com filhos de 4 a 12 anos no Reino Unido, quando as perguntas são sobre temas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, 83% dos pais não têm a mais remota ideia do que dizer. As questões que esses pais dizem não ter conseguido responder não são necessariamente profundas, mas sim básicas, como "por que o céu é azul" ou "por que os gatos têm rabo e os peixes, pestanas".



Desconhecer a resposta é só uma parte do problema: dois terços dos entrevistados reconheceram ter respondido de forma errada para não admitir sua ignorância sobre o tema. E 61% disseram ter usado artimanhas para se esquivar dessas pequenas mentes inquisidoras.O conselho de Naomi Climer, presidente do IET, é que os pais devem admitir o que não sabem e procurar a resposta para a questão com a ajuda da criança. “Os pais precisam saber que é perfeitamente legítimo dizer: 'não sei, que boa pergunta, vejamos se podemos encontrar a resposta'.”

Confira a seguir as dez questões mais comuns que os pais britânicos disseram não saber responder – e as respostas para elas:

1. O que é a fotossíntese?

É o processo pelo qual as plantas verdes e alguns organismos usam a luz do sol para transformar o CO2 e a água em açúcares e oxigênio.

2. Como o universo pode ser infinito?

O universo pode ser infinito, mas nós podemos ver apenas uma parte finita dele por causa da velocidade da luz.

Em outras palavras, só podemos ver aquelas partes cuja luz teve tempo de chegar até nós desde o início do Universo. Quer dizer: em teoria não podemos ver nada mais do que um universo esférico com um raio de aproximadamente 15 bilhões de anos-luz.

O que está mais distante que isso não chegou até nós.

3. Por que o Sol é tão grande e não há humanos vivendo ali?

Ele não é tão grande: é muito menor que a maioria das estrelas que podemos ver no céu. Mas, viver ali? Impossível: nós morreríamos de calor.

4. Por que o Sol brilha?

A enorme pressão em seu centro faz com que os átomos de hidrogênio se transformem em hélio, num processo chamado fusão nuclear.

Essa fusão ocorre quando os elementos mais leves são forçados a ficar juntos para se transformar em elementos mais pesados.

Quando isso acontece, é criada uma quantidade enorme de energia.

5. Como as estrelas chegaram ao céu?

Elas entraram em colapso sob sua própria gravidade a partir das grandes nuvens de gás deixadas pelo Big Bang.

6. Por que a Lua não cai?

A verdade é que ela cai em direção à Terra, por causa da força da gravidade.
Mas, como faz isso de forma contínua e sua velocidade é muito grande, ela consegue seguir a curvatura da Terra e, assim, nunca se choca com nosso planeta.

7. Por que o céu é azul?

A luz que vem do Sol entra na atmosfera e se dispersa em todas as direções. Como tem um comprimento de onda mais curto, a luz azul se dispersa mais do que a roxa e a amarela, dando a impressão de que ocupa todo o céu.

8. Quem inventou os computadores?

É difícil dizer com exatidão. Poderíamos afirmar que foram Charles Babbage e Ada Lovelace no século 19 – uma máquina de latão criada por eles era quase, digamos, uma calculadora. Ou poderíamos dizer que foram Alan Turing e John von Neumann, que criaram as primeiras máquinas eletrônicas.

Enfim, foi um trabalho de muita gente!

9. Os tijolos são de um material feito pelo homem?

O ingrediente, a argila, é natural, mas o tijolo é fabricado pelo homem.

10. Quantos tipos de dinossauro existiram?

Estima-se que houve entre 700 e 900 espécies de dinossauros. Mas, como os paleontólogos encontram novos fósseis a todo momento, é difícil saber. Talvez ainda haja muitas a descobrir.

Comentários