Curiosidades: saiba tudo sobre toners e cartuchos.

Toners e cartuchos fazem parte do dia à dia de todos nós, seja na vida profissional, na vida escolar ou acadêmica ou mesmo nas atividades rotineiras. 
Uma primeira curiosidade é sobre a diferença entre cartuchos e toners. Apesar de serem utilizados como sinônimos pela maioria das pessoas, cartuchos são utilizados em impressoras jatos de tinta, pois sua tinta é líquida, enquanto que toners são empregados em impressoras à laser, já que carregam tinta em pó.

Cartucho de toners novos são confeccionados a partir de no mínimo cinco litros de petróleo, uma fonte de energia não renovável e altamente poluente. A reciclagem destes cartuchos pode significar uma economia de 15 milhões de petróleo ao ano.

Apesar da informatização de sistemas e processos, o gastos das grandes empresas com materiais de impressão representam 60% do total gasto com materiais de escritório. Com o remanufatura de quatro cartuchos, gera-se uma economia grande o suficiente para bancar a compra de uma impressora nova.

Cartuchos de tinta e toners remanufaturados não danificam nenhum aparelho de impressão. Pelo contrário, são altamente recomendados por especialistas em impressão, pois além de gerarem economia financeira e reduzirem significativamente o impacto ambiental, ainda são capazes de garantir a mesma performance e qualidade de impressão de produtos originais.

A anulação da garantia do aparelho de impressão justificada pelo uso de toners e cartuchos não originais é ilegal na legislação brasileira. O Código de Defesa do Consumidor prevê que a escolha do produto cabe ao consumidor, proibindo os fabricantes de obrigarem os consumidores a utilizarem somente produtos originais.

Dependendo da marca e modelo da impressora, com apenas 100 ml de cada cor (variando entre 4 e 6 cores), é possível imprimir até 1.500 cópias coloridas e chapadas em folha tamanho A4.

Para empresas interessadas em obter certificações ISO (InternationalOrganization for Standardization), como a 9000, que estabelece e reconhece boas práticas de gestão organizacional, a reciclagem é um dos pré-requisitos. Por isso, na área dos materiais de escritório e em especial os materiais de impressão, é recomendado o uso de toners e cartuchos compatíveis ou remanufaturados.

Siga o M.V no Twitter e no Facebook 

A Creative Cópias é uma loja de comércio eletrônico que vende suprimentos para remanufatura de cartuchos originais e 100% novos para impressoras a laser e a jato de tinta, , além de impressoras e multifuncionais das marcas: HP, Brother, Samsung, Epson, Lexmark entre outras. 

Fonte: DINO

Comentários