Fiat Chrysler quer desenvolver carro inteiro em Pernambuco.

Tecnologia - A Fiat  Chrysler (FCA) deu mais um passo nesta quarta-feira (2) para transformar o estado de Pernambuco em um pólo de desenvolvimento de automóveis. Depois da fábrica em Goiana, inaugurada com o Jeep Renegade, é a vez de um centro de de software, no Recife, que terá foco em programas para motores e transmissões.

A inauguração ocorre em um momento que um software de motores protagonizou um escândalo global para o Grupo Volkswagen, que admitiu o uso de programas para enganar testes de emissão de poluentes em mais de 11 milhões de motores a diesel no mundo inteiro.

De acordo com Márcio Lima, diretor jurídico da FCA para América Latina, o grupo terá "tolerância zero" para qualquer tipo de conduta no sentido de não cumprir as normas de emissão de poluentes.

Depois do centro de software, será a vez de um local para testes veiculares, em Jaboatão dos Guararapes, onde os sistemas desenvolvidos são testados em laboratório e nas ruas. A unidade já opera em fase experimental e será inagurada oficialmente em no máximo 3 meses.

Em seguida, a FCA abrirá um centro para desenvolver peças, motores e transmissões no município de Cabo de Santo Agostinho, também em Pernambuco. O último centro é um campo de provas ao lado da fábrica de Goiana, onde os carros terão uma pista grande para rodarem.


Segundo Ketter, a operação no Brasil ganhará importância dentro do grupo FCA, inclusive com capacidade para desenvolver plataformas globais futuramente. Além do pólo em Pernambuco, o grupo possui um centro de desenvolvimento em Betim (MG) - ambos trabalham em parceria com os outros 2 no mundo, localizados nos Estados Unidos e na Itália.

O próximo modelo a ser fabricado em Goiana é a picape Fiat Toro, que foi flagrada recentemente em testes na região por leitores do G1 e deve ser lançada no começo de 2016. "Esse carro vai abrir um novo segmento e será tão excelente, ou até mais, que o Renegade", afirmou Ketter.

Comentários