Após debate com Moro, senadores apresentam substitutivo a PL.

Gilmar Mendes defende atualização da Lei de Abuso de Autoridade.

domingo, 31 de janeiro de 2016

Uol publica errata após ser pautado por site humorístico.


Portal de notícias mantido pelo Grupo Folha, o Uol cometeu uma “barriga” na última quinta-feira, 28. Em texto com direito a reprodução de supostas aspas da ministra da Saúde da Venezuela, Luisana Melo, o site brasileiro destacou que “escovação 3 vezes por dia explica falta de pasta de dente” no país andino. A informação, porém, não era verdadeira. O assunto foi pautado da InfoVzla.net, página humorística venezuelana conhecida por inventar informações.

Apesar de se tratar de algo fictício, o tema figurou por horas na capa do Uol. O veículo de comunicação online chegou, inclusive, a repercutir o caso nas contas que mantém no Facebook e no Twitter. Somente por volta das 15h, mais de sete horas após a publicação da gafe, o portal se retratou perante o público. Com a errata, internautas não perdoaram a disseminação do conteúdo fictício. Críticas foram publicadas nas redes sociais e diretamente no campo de comentários do site. “Jornalismo sem dar voz à parte contrária e sem checar a informação antes de publicar dá nisso. Vejam se aprendem com esses erros que têm sido frequentes neste site”, registrou o leitor do Uol identificado como Pedro DT. “Como sempre o estagiário comeu bola. No mínimo, a ‘errata’ deveria ter o mesmo destaque da notícia na página”, lamentou o internauta que usa o nome Efassic. “Já ouviram falar em ‘checar informações antes de publicar’?”, questionou Carlos Azulay Jr, que complementou: “normalmente é isso que empresas de comunicação fazem. As sérias, sim”. 

Sem pedido de desculpas - Mesmo caindo em uma “pauta” produzida por um site de humor venezuelano, o Uol não chegou a pedir desculpas pela “barriga” e nem chegou a admitir claramente que errou, apenas enfatizou que, segundo Luisana, as aspas repercutidas não condiziriam com a realidade. Na errata, o portal garante que “via assessoria de imprensa no Brasil, a ministra da Saúde da Venezuela, Luisana Melo, informou que as declarações atribuídas a ela pelo site InfoVlz [o nome correto é InfoVzla] são falsas e não correspondem a nada que ela tenha dito”.

Confira, abaixo, a íntegra da errata publicada pelo Uol - Via assessoria de imprensa no Brasil, a ministra da Saúde da Venezuela, Luisana Melo, informou que as declarações atribuídas a ela pelo site InfoVlz são falsas e não correspondem a nada que ela tenha dito. Segundo o site, ela teria dito que falta pasta de dente no país porque as pessoas fazem escovação três vezes ao dia. Segundo ela, essa e outras declarações foram inventadas. Fonte: Comunique-se

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do M.V News.

Recomendados para você.