Cinco planetas aparecerão alinhados no céu por um mês; saiba como ver raro fenômeno.

Fanáticos por astronomia tem, a partir desta semana, uma oportunidade rara de acompanhar o alinhamento de cinco planetas. É um evento bastante incomum, que começou na última quarta-feira (20) e vai durar exatamente um mês, até 20 de fevereiro. Pela primeira vez em 10 anos, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno poderão ser apreciados a olho nu, alinhados simultaneamente, entre o horizonte e a lua, conforme informou uma reportagem da 'BBC'.

Considerando que a rotação em torno do Sol de cada planeta é diferente, esse é um fenômeno que pode ser considerado imperdível. De acordo com o especialista Alan Duffy, da Universidade Swinburne, de Melbourne (Austrália), os planetas mais fáceis de serem vistos são Vênus e Júpiter.

"O grande desafio será Mercúrio", diz Duffy à publicação Australian Geographic.

Isso ocorre porque o planeta estará muito próximo ao horizonte, assim ele fica facilmente "escondido". Além disso, ele só aparece durante a madrugada. As horas e os dias em que cada planeta podem ser vistos no céu variam conforme a localização na Terra.

A ordem da fila

O primeiro a aparecer será Júpiter. Devido ao seu brilho, será fácil de vê-lo, mesmo em áreas urbanas. O Planeta Vermelho, Marte, virá em seguida; e Saturno estará mais abaixo, seguido de perto por Vênus. O último será Mercúrio.

Especialistas de ambos os hemisférios, norte e sul, concordam que o melhor momento para ver os cinco alienhados é pouco antes do amanhecer.

O site Sky.org recomenda que, entre 27 de janeiro e 6 de fevereiro, as pessoas em todo o mundo usem a Lua como um guia para ver os planetas.

Os planetas estarão entre o satélite natural da Terra e o horizonte.

Alan Duffy recomenda procurar um horizonte aberto e um céu suficientemente escuro - cenário praticamente impossível de se encontrar em áreas urbanas.

Uma vez encontrado um lugar para observar o fenômeno, vale cruzar os dedos para que o céu e o horizonte estejam em condições ideais.

Fonte: BBC.

Comentários

  1. Pois é...Estes "fenômenos" sempre povoaram as mentes dos iniciados, no que tange ao cumprimento de profecias e eventos marcantes na história do nosso planeta. Vamos ver o que nos aguarda por este período. Sentimos que a terra está passando por momentos críticos e muito conturbados nos últimos dois séculos. A aceleração dos acontecimentos parece nos levar a um beco sem saída.
    Se seguirmos a astrologia antiga neste período de alinhamento, teremos em então Júpiter representando a razão, em seguida Marte representando a guerra nua e crua; depois vem Saturno trazendo tristeza, introversão e isolamento; logo após surge Vênus, a reluzente "Estrela da Manhã", representante do verdadeiro Cristo e os perigos do meio. Por último está Mercúrio, o mais próximo do Sol, representando a juventude com transbordamento de vitalidade e ação.
    O Mais intrigante é saber que tudo isto está acontecendo depois das quatro luas de sangue e aos "pés" da Lua.
    Para boa parte dos homens isto não passa de babozeira, mas ainda assim gostaria que cada um de nós refletisse um pouco a respeito destes "ultimos tempos" e fizesse uma breve meditação para o bem de nosso planeta, mesmo que por ventura não service para nada, mas com certeza nos sentiremos melhor...
    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  2. A fonte da astrologia

    A astrologia se baseia em graves equívocos sobre a estrutura e o funcionamento do Universo. Assim, é óbvio que a astrologia não vem de Deus. Visto que aquilo que ela defende se baseia em mentiras, não é possível que seja uma fonte exata de informações sobre o futuro. Seu fracasso pode ser bem ilustrado com dois acontecimentos históricos intrigantes.

    Durante o reinado do Rei Nabucodonosor, de Babilônia, sacerdotes e astrólogos não foram capazes de interpretar um sonho que o rei teve. Daniel, profeta do verdadeiro Deus, Jeová, explicou a razão do problema: “O segredo que o próprio rei pede, nem os próprios sábios, nem os conjuradores, nem os sacerdotes-magos, nem os astrólogos podem mostrar ao rei. No entanto, há nos céus um Deus que é Revelador de segredos, e ele fez saber ao Rei Nabucodonosor o que há de acontecer na parte final dos dias.” (Daniel 2:27, 28) De fato, em vez de recorrer ao Sol, à Lua ou às estrelas, Daniel buscou a Jeová Deus, o “Revelador de segredos”, e depois deu a interpretação correta para o rei. — Daniel 2:36-45.

    Os cálculos astrológicos extremamente precisos dos maias não salvaram sua civilização do colapso no nono século EC. Esses dois fracassos não só mostram que a astrologia é uma fraude, incapaz de predizer seja o que for, mas também expõem seu objetivo principal: impedir que as pessoas busquem a Deus para obter informações exatas sobre o futuro.

    O fato de a astrologia se basear em mentiras ajuda a identificar seu criador. Jesus disse o seguinte sobre o Diabo: “[Ele] não permaneceu firme na verdade, porque não há nele verdade. Quando fala a mentira, fala segundo a sua própria disposição, porque é um mentiroso e o pai da mentira.” (João 8:44) Satanás finge ser um “anjo de luz”, e os demônios se disfarçam de “ministros da justiça”. Na verdade, eles são trapaceiros determinados a pegar as pessoas numa rede de engano. (2 Coríntios 11:14, 15) A Palavra de Deus expõe a “obra poderosa, e sinais e portentos mentirosos” como “operação de Satanás”. — 2 Tessalonicenses 2:9.

    Por que evitar

    Visto que se baseia em mentiras, a astrologia é detestável para o Deus da verdade, Jeová. (Salmo 31:5) Por essa razão, é claramente condenada pela Bíblia, que incentiva as pessoas a não ter nada a ver com a astrologia. Em Deuteronômio 18:10-12, Deus diz sem deixar margem para dúvida: “Não se deve achar em ti . . . quem procure presságios, ou um feiticeiro, . . . alguém que vá consultar um médium espírita, ou um prognosticador profissional de eventos, ou alguém que consulte os mortos. Pois, todo aquele que faz tais coisas é algo detestável para Jeová.”

    Uma vez que Satanás e os demônios são o poder por trás da astrologia, envolver-se com ela, mesmo que apenas um pouco, deixa a pessoa à mercê da influência deles. Assim como experimentar drogas pode deixar a pessoa sob o controle de traficantes, mexer com astrologia pode deixar a pessoa sob o controle do principal enganador, Satanás. Sendo assim, os que amam a Deus e a verdade precisam rejeitar totalmente a astrologia e acatar o conselho da Bíblia: “Odiai o que é mau e amai o que é bom.” — Amós 5:15.

    http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2010406?q=Astrologia&p=par

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fácil acreditar nesse livro mágico, pois lá nessas fantasias a Terra é plana e o Sol gira ao redor da Terra.
      Astrologia é adivinhação mas aqui na astronomia lidamos com o mundo real.
      O "Deus" que vc acredita é uma invenção, uma cópia de histórias mais antigas, mas como vc é contra estudar e prefere acreditar no lhe convém tá no caminho certo. Vai morrer acreditando em uma mentira que dura mais de 2.000 anos.

      Excluir
  3. Curto essas parada esotéricas, místicas. Belo comentário.

    ResponderExcluir
  4. Apenas um fenômeno astronômico, sem nenhum signicado místico ou religioso. Vale a pena observar.

    ResponderExcluir
  5. ótima observação amigo , mais o mundo esta dormindo

    ResponderExcluir
  6. sabe o que vai acontecer devido o alinhamento dos planetas? NADA, apenas será observados por nos pobres mortais.

    ResponderExcluir
  7. Não dá apenas para ouvir a opinião alheia sem contrapor com suas regras e doutrinarismo ignóbil?
    As pessoas conectam pontos de doutrinas distintas à esfera científica, uma hora negam a ciência da qual se servem, outra hora a utilizam para justificar seus repetecos fanáticos. Em todos os assuntos as pessoas procuram conectar a escatologia neopentecostal, qual é difusa e cheia de lacunas (preenchidas pelos versículos bíblicos, para dar-lhes autenticidade).
    Estou a desistir de ver os comentários deixados pelos leitores.
    Ah, boa sorte no fim do mundo aí!

    ResponderExcluir
  8. Fenômenos assim existem antes da criação dos deuses, antes de haver vida na Terra. Se crente pensasse não era crente.

    ResponderExcluir
  9. Legal, pois saiu de casa todos os dias as 6 da manhã e sempre vejo Vênus, agora vou poder ver outros planetas, vou ver logo antes que a Dilma cobre impostos ...

    ResponderExcluir
  10. Gente vcs que tentam "destronar" a criação, a existência de Deus, vcs não entendem nada e se escondem nas próprias razões, ou se perdem na lógica de empirismos quaisquer... Esse Deus que vcs citam: "- é uma mentira", "- Deus não criou nada"..., esse não é o Deus que fala na Bíblia, leiam-na toda! (Pedaços distorcem facilmente o entendimento) antes de ficar falando daquilo que acham saber. O Deus que a Bíblia se refere, criou o próprio tempo-espaço, criou as leis da física quântica, inclusive as que não descobrimos ainda. Deus é etéreo pq Ele existe antes do tempo, não tem como medir isso. Já conseguimos provar que o tempo é relativo, agora imagine a relatividade daquEle que criou o próprio tempo!... Tudo o que se é descoberto não desmerece e nunca vai desmerecer o poder e a soberania de Deus, apenas estamos descobrindo alguns detalhes do que Ele fez. Para vcs que não conhecem a Bíblia o livro de provérbios nos leva ao entendimento que devemos pesquisar, isso mesmo! Ciência. A Ciência nunca vai trocar, diminuir, substituir ou eliminar a soberania de Deus, muito pelo contrário, vai demonstrar a cada dia que o poder de Deus é ainda mais impressionante! Estamos apenas descobrindo o que ele fez. E lógico crescemos com isso... O mais legal de tudo é que ainda existe a possibilidade de se ter o favor deste Poderoso, desenvolver intimidade com Ele!; detalhe!: pq Ele quer... assim revela a Bíblia (é só ler!). Independente das crenças, o campo bôsonico, a anti-matéria, substância escura, distorção tempo-espaço, relatividade, campo gravitacional, sempre existiram em nosso espaço-tempo, e antes...?, antes do tempo? Perceba que excede a lógica que naturalmente conhecemos. Sinto muito, mas ninguém "foge" desta realidade, desta lógica, a não ser que a tente distorcer com vãs conjecturas, talvez baseada em um empirismo pessoal, ou se conseguir reinventar o que chamamos de lógica. Ou seja, na realidade, tanto pela lógica, quanto não..., Deus existe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.