Anatel proíbe redução de velocidade da internet banda larga fixa.

Operadoras estão proibidas de reduzir a velocidade da internet banda larga fixa de seus clientes. A decisão foi tomada pelo conselho da Agência Nacional de Telecomunicações nesta sexta-feira, dia 22 de abril. Na última segunda-feira, a Anatel tinha determinado um prazo de 90 dias para as operadoras apresentarem uma ferramenta que iria permitir aos clientes controlar a franquia.


Até a conclusão desse processo, sem prazo determinado, as prestadoras continuarão proibidas de reduzir a velocidade, suspender o serviço ou cobrar pelo tráfego excedente nos casos em que os consumidores utilizarem toda a franquia contratada, ainda que tais ações estejam previstas em contrato de adesão ou plano de serviço.

Nesta sexta, o site da Anatel apresentou instabilidade e ficou fora do ar por vários momentos. Ontem (21), o grupo de hackers Anonymous divulgou um vídeo criticando a iniciativa das operadoras de limitar a banda larga fixa. Porém não está comprovada, a participação do grupo na instabilidade do site.

Por Washington Luiz.

Comentários