Ministro divulga data de abertura das inscrições do Enem 2016.

Enem 2016 | Elza Fiúza/Agência Brasil
Educação - Para os estudante de plantão, mas somente os que pretendem ingressar no Ensino Superior! Já foram divulgadas pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a data de abertura das inscrições para o ENEM 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio). Além das inscrições, também foram divulgadas as datas que as provas serão realizadas e o valor da taxa.

As inscrições serão abertas as 10 horas do dia 09 de maio e se encerrarão as 23 horas e 59 minutos do dia 20 de maio. 

As provas serão realizadas nos dias 05 e 06 de novembro, às 13 horas e 30 minutos, no horário de Brasília. Os portões serão abertos as 12 horas e fechados as 13 horas. E para este ano a taxa de inscrição a ser cobrada será de R$ 68,00 que poderá ser paga até o dia 25 de maio, através da GRU (Guia de Recolhimento da União), no ano de 2015 a taxa foi de R$ 63,00, para os que não conseguirem a isenção da taxa.

Para que serve ENEM?

Mediante as notas do Enem 2016, os estudantes estarão concorrendo a vagas para ingressarem em universidades publicas, particulares e programas do MEC tais como:

Sisu — Instituições públicas de educação superior oferecem vagas em seus cursos de graduação;

ProUni — Faculdades particulares oferecem bolsas de estudo, integrais (100%) e parciais (50%);

Fies — Que financia cursos superiores de estudantes de baixa renda matriculados em faculdades particulares reconhecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes);

Sisutec — Instituições públicas e privadas, de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, oferecem vagas em cursos técnicos gratuitos. Além disso também podem obter a certificação de conclusão do ensino médio.

Gelsienny Terra, Repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários