Secretário lê o parecer pelo impeachment de Dilma em Plenário.

Dep. Beto Mansur | Foto: TV Câmara/Reprodução
Política. Parecer da comissão especial que analisou o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff está sendo lido, pelo 1º secretário da Câmara dos Deputados, Beto Mansur (PRB-SP), em Plenário nesta terça-feira, dia 12 de abril, de 2016. A leitura do parecer deverá levar cerca de quatro horas, praticamente toda a duração da sessão ordinária da tarde de hoje, como informou a Agência de Notícias da Câmara. 

O parecer do relator diz que dois pontos caracterizam o crime: a abertura de créditos suplementares via decreto presidencial, sem autorização do Congresso Nacional; e o adiamento de repasses para o custeio do Plano Safra, o que obrigou o Banco do Brasil a pagar benefícios com recursos próprios – manobra popularmente chamada de “pedalada fiscal”. 

O texto, em que o relator Jovair Arantes (PTB-GO) recomenda o impeachment de Dilma pela suposta prática de crime de responsabilidade, foi aprovado na última segunda-feira, 11, por 38 votos a 27 no colegiado. 

A votação do pedido de impeachment de Dilma começa na sexta-feira, dia 15. A Agência de Notícias da Câmara informa que a votação no Plenário só deverá ser concluída no domingo (17).

Washington Luiz, Repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários