Senadores anunciam PEC por eleições diretas para presidente e vice em outubro

Seis senadores pretendem apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com objetivo de realizar eleições diretas para presidente e vice-presidente da República no dia 2 de outubro deste ano. Para João Capiberibe (PSB-AP), Walter Pinheiro (Sem partido–BA), Randolfe Rodrigues (Rede–AP), Lídice da Mata (PSB–BA), Paulo Paim (PT-RS) e Cristovam Buarque (PPS-DF), está seria a solução para a crise política no Brasil. O grupo de senadores vai trabalhar para ganhar a adesão dos demais parlamentares.

“Asseguro a vocês que a ideia é iniciar o processo para uma saída negociada da crise. A crise pelo confronto não se resolve, essa é a conclusão a que nós chegamos, de que é preciso uma saída pactuada,” disse Capiberibe em entrevista.

No entanto, a PEC não define a duração do mandato desse próximo presidente. Segundo a proposta, seria definida posteriormente em discussão no Senado e na Câmara dos Deputados. Quando os parlamentares decidiriam sobre um mandato tampão ou um novo mandato e também estabeleceriam as condições necessárias para esse governo. Entretanto, os senadores querem saber a opinião do eleitor. “A viabilidade vai ser de a gente votar isso na rua, envolver a sociedade, vários setores, inclusive de posicionamento dos dois lados. Que o eleitor seja chamado para dizer quem é ele quer que dirija os destinos da nação”. 

Como informou a Agência Senado, a PEC não interfere no andamento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Os senadores contam com o calendário arrastado até a deliberação final sobre o impedimento da presidente e avaliam que o prazo até 2 de outubro é relativamente longo e suficiente para a realização de novas eleições.

O grupo espera que Dilma e Temer apoiem a PEC para provar que “não há uma sangria desatada correndo pelo poder”.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários