STF decide sobre validade da nomeação de Lula.

Lula vai assumir o cargo de ministro-chefe da Casa Civil? A resposta para esta pergunta pode ser dada ainda hoje (20). O Supremo Tribunal Federal decidirá sobre a validade da nomeação. Os recursos protocolados pela AGU serão julgados.


No mês passado, dia 18 de março, o ministro Gilmar Mendes atendeu a um pedido do PSDB e do PPS e suspendeu a posse de Lula. Mendes entendeu que a nomeação tinha o objetivo de retirar a competência do juiz federal Sérgio Moro (responsável pela Operação Lava Jato) para julgá-lo e passar a tarefa ao STF. 

Lula é investigado na Lava Jato por suposto favorecimento da empreiteira OAS na compra da cota de um apartamento no Guarujá e por benfeitorias em um sítio frequentado por ele  em Atibaia-SP.

Para AGU, o entendimento de Gilmar Mendes sobre a suposta intenção do governo de nomear Lula para beneficiá-lo com foro privilegiado é equivocada, porque parte da premissa de que o Supremo é um lugar para proteção contra impunidade, o que não é verdade. A defesa diz ainda que o juiz Sérgio Moro tenta intervir na organização política do país e defende que não há impedimento para que o ex-presidente assuma a Casa Civil, porque ele não é réu em nenhuma ação penal e não foi condenado pela Justiça.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entende que houve desvio de finalidade na nomeação para “tumultuar” as investigações da Lava Jato e retirar a competência de Moro para julgar Lula.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários

Brasil ganha quinta medalha no Mundial de Atletismo Paralímpico, em Londres



Software recomendado
Baixar videos do YouTube com Freemake