Tancredo Neves: “Restaurar a democracia é restaurar a República”.

21 de abril – Hoje falamos sobre Tiradentes (leia aqui), mas esta data também ficou marcada por causa de outra perda, Tancredo Neves, um dos mais importantes políticos brasileiros do século XX.

De vereador a presidente do Brasil. Tancredo Neves ingressou na política em 1935, quando foi eleito vereador em São João del-Rei, pelo Partido Progressista. Em 1947, foi eleito deputado estadual pelo Partido Social Democrático (PSD). Em 1950, foi eleito deputado federal pela primeira vez. Em 1978, foi eleito senador. Em 15 de janeiro de 1985, Tancredo foi eleito presidente do Brasil pelo voto indireto, mas adoeceu e não pode tomar posse. Ele faleceu no dia 21 de abril de 1985. Mas cabe ressaltar que Tancredo Neves ocupou outros cargos durante sua trajetória política, entre eles, Ministro da Justiça e Negócios Interiores, do presidente Getúlio Vargas e com a instauração do regime parlamentarista, logo após a renúncia do presidente Jânio Quadros, foi nomeado primeiro-ministro do Brasil.

Apesar de ter sido eleito presidente em uma eleição indireta, a vitória de Tancredo Neves marca o fim de mais de 20 anos de ditadura militar. Tancredo era mestre em acordos políticos e queria lutar por um Brasil melhor. "Restaurar a democracia é restaurar a República. É edificar a Nova República, missão que estou recebendo do povo e se transformará em realidade pela força não apenas de um político, mas de todos os cidadãos brasileiros". 

(Por Washington Luiz).

Comentários