Google cria doodle para celebrar o 1º de Maio - Dia do Trabalho.

1º de Maio - Dia do Trabalho. Para entender o que esta data representa para o trabalhador, precisamos viajar no tempo e voltar ao ano de 1886, quando milhares de trabalhadores decidiram ir às ruas reivindicar melhores condições de trabalho. Eles queriam redução da carga horária de 13h para 8h diária, entre outros benefícios para a categoria. 

Está reivindicação, que ocorreu na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, mobilizou milhares de trabalhadores numa grande greve geral e marcou o dia 1º de Maio. Porém, quatro dias depois, a iniciativa daqueles trabalhadores norte americanos terminou com a morte de dezenas de pessoas. Em 1889, para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional, organização dos partidos socialistas e trabalhistas criada principalmente por ocasião do Congresso Internacional de Paris, criou o Dia Mundial do Trabalho.

Foram os imigrantes que trouxeram as ideias de princípios e leis trabalhistas para o Brasil. O Dia do Trabalhador ou Dia do Trabalho foi reconhecido e declarado oficialmente feriado pelo presidente Artur Bernardes. Em 1943, foi a criada a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Sancionada por Getúlio Vargas no dia 1º de maio. Na Era Vargas também  foi instituído o salário mínimo.
Agora sabemos o porquê do Dia do Trabalho ser considerado uma data muito importante. É por isso que quando acessamos a página de busca do Google no dia 1º de maio encontramos um "doodle" homenageando os trabalhadores.  

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários