Governo suspende negociação para receber refugiados.

O Brasil iria alojar cerca de 100 mil refugiados sírios, mas o governo decidiu suspender as negociações com a União Europeia. Segundo fontes da BBC, a suspensão foi ordenada pelo novo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes.

Estima-se que mais de 5 milhões de sírios deixaram o país devido a guerra civil. Este deslocamento causou uma grave crise humanitária. De acordo com a Organização Internacional para a Migração, ao menos 3.370 refugiados morreram afogados em 2015 ao tentar chegar à Europa pelo Mediterrâneo.

Uma agência para refugiados da ONU chegou até a considerar a inciativa brasileira exemplar. Porém, com afastamento de Dilma Rousseff, o presidente interino Michel Temer convocou ministros e a Polícia Federal para uma reunião sobre o tema. Segundo o governo, a estratégia busca coibir a entrada de armas e drogas e combater a violência dentro do país.

A coordenadora de relações internacionais da ONG Conectas, Camila Asano, disse a "BBC" que o governo interino encara a questão com uma lógica exclusivamente "militarizada". A reportagem na integra pode ser lida neste link.

Edição: Washington Luiz.

Comentários