Morre, aos 74 anos, o lendário boxeador Muhammad Ali.

Morre, aos 74 anos, o lendário boxeador Muhammad Ali.  Ele é considerado o maior esportista do século 20 pela revista Sports Illustrated e personalidade desportiva do século passado pela BBC.
Muhammad Ali estava internado em um hospital de Phoenix, capital do estado norte-americano do Arizona, desde o início desta semana, para tratar de problemas respiratórios. Segundo informações da "Agência Brasil", até o dia do enterro, previsto para quarta-feira, haverá homenagens ao boxeador em várias cidades dos Estados Unidos. Hoje haverá homenagem em Louisville, Kentucky, sua cidade natal. 

Muhammad Ali, que há 30 anos foi diagnosticado com a doença de Parkinson, era conhecido como pelo título "O Maior" (The Greatest), por ter obtido três vezes - em 1964, 1974 e 1978 - o título de campeão mundial de pesos pesados em uma carreira de 21 anos. Ele ganhou o primeiro título mundial aos 22 anos, em 1964, em uma luta contra Sonny Liston, até então considerado um lutador praticamente invencível.

Muhammad Ali se destacou também por lutar abertamente contra o racismo nos Estados Unidos. Ele também desafiou a legitimidade da guerra do Vietnã, ao se recusar, em 1967, a se alistar no exército norte-americano em uma época em que poucos cidadãos ousavam protestar contra o serviço militar, um ato considerado de desobediência civil. 

Edição: Washington Luiz.

Comentários