Brasil tem 17 mil médicos formados no exterior sem revalidar diploma.

A questão da falta de médicos ainda é um problema no Brasil. Não é de hoje que a demora para o atendimento em serviços de urgência e o período de espera para uma consulta médica estão na lista de demandas da população.  

Sabia que o país tem milhares de médicos formados no exterior sem revalidar diploma? De acordo com estimativa da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), o Brasil tem aproximadamente 17 mil médicos brasileiros formados no exterior que não podem exercer a medicina por não terem os diplomas reconhecidos. 

O número foi divulgado nesta terça-feira (12) em audiência pública sobre a atual demanda por Revalidação de Diplomas de Medicina obtidos no exterior na Comissão de Educação na Câmara dos Deputados. "Temos entre 15 mil e 20 mil desempregados ou trabalhando de enfermeiros, de auxiliares. São bacharéis em medicina, não são médicos", diz o presidente da Anadem, Raul Canal. 


Raul criticou a dificuldade do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedido por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida), uma das principais formas de revalidação do diploma no país. Além do Revalida, há outros processos em instituições federais de ensino superior. Segundo ele, no entanto, houve melhora nesse quesito. Com informações da Agência Brasil.

Edição: Washington Luiz.

Comentários