HummingBad afeta milhões de celulares com Android.

HummingBad afeta milhões de celulares com Android.
Você conhece o "HummingBad"? Trata-se de um vírus que ataca smartphones com o sistema operacional Android. Segundo informou um reportagem do portal "BBC", este vírus tem afetado milhões de pessoas em todo o mundo. Esta praga virtual insere publicidade infectada e instala aplicativos falsos nos aparelhos.

O vírus foi descoberto em fevereiro, mas acredita-se que ele já existia em meados do ano passado. De acordo com a CheckPoint Security, empresa especialista em segurança cibernética que descobriu o malware, estima-se que pelo menos 10 milhões de usuários no mundo todo, principalmente na China e na Índia, tenham sido atingidos pelo HummingBad.

De acordo com especialistas, o vírus cria um "unrootkit" - uma espécie de "porta dos fundos" que permite acesso total ao dispositivo móvel - permanente por onde podem entrar anúncios fraudulentos que geram lucros para o criador do vírus por meio de cliques forçados em links infectados.

Para evitar que o aparelho seja infectado, não baixe aplicativos de sites desconhecidos. Não clique em nada que você não esperava receber. A Network Security alerta que até mensagens de texto podem chegar com links para o vírus. E use um antivírus de uma empresa reconhecida, que seja constantemente atualizado. A reportagem na íntegra pode ser lida neste link.

Edição: Washington Luiz.

Comentários