Prefeitura de Campos nega surto de meningite.

Prefeitura de Campos nega surto de meningite.
Um jovem de 18 anos faleceu na última segunda-feira (11) com suspeita de meningite. Ele estava internado no Hospital Ferreira Machado desde o dia 28 de junho. A notícia, de certa forma, causa preocupação porque meningite é doença contagiosa e pode afetar as pessoas que tem um contato mais próximo com o doente. 

Circula nas redes sociais a informação que há um surto de meningite em Campos dos Goytacazes. Segundo o texto, um médico pediatra (cujo nome não foi divulgado), que diz trabalhar em 4 hospitais da cidade resolveu divulgar um alerta sobre um surto de meningite que estaria, de acordo com o texto, sendo abafado pelo poder público municipal.  

Os rumores foram desmentidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com o secretário Geraldo Venâncio, está história de surto de meningite em Campos é boato. "Não existe interesse em esconder estatísticas. Quem espalha boatos como este é irresponsável e causa pânico em pessoas de bem", disse o secretário Geraldo Venâncio.

Dr. Charbell Kury, responsável técnico da Direção de Vigilância em Saúde, disse que seguindo critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), para que fosse registrado um surto, seria necessário ter a partir de três casos confirmados não relacionados de doença por meningococo, “dando o indicador de 10 casos para cada 100 mil pessoas em três meses, o equivalente a 50 casos iguais aos das irmãs que morreram (que contam como um caso)”.

Segundo dados divulgados pela SMS, foram confirmados vinte e três casos de meningite. Óbitos suspeitos e confirmados são cinco. Meningococcemia são dois casos (as irmãs). Total de óbitos (meningites + meningococcemia) são sete.

Quem também se pronunciou sobre o caso foi a prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho.  "Depois alguém se passando por pediatra dizendo que tem um surto de meningite em Campos e que o governo esconde essa verdade. Gostaria de pedir ao "nobre médico" que entregue ao Ministério Público a relação dos nomes com os endereços das vítimas desse surto. Lamento que queiram a mentira pra enganar ao povo", disse Rosinha no Facebook.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários