Peppa Pig causa problemas psicológicos graves em crianças?

A série de desenhos animados Peppa Pig conta a história de uma porquinha cor-de-rosa, chamada Peppa. Ela vive com seu irmão George e seus pais Papai Pig e Mamãe Pig. Desde 2011, Peppa Pig faz sucesso no Brasil. A série é exibida no canal a cabo Discovery Kids. 

Hoje estamos aqui falando de Peppa Pig porque a série tem sido alvo de rumores que circulam pela web. Um texto, já compartilhado por muitos internautas, diz que foi realizado um estudo realizado por um psicólogo da Universidade de Harvard, afirma que crianças que assistem ao desenho animado Peppa Pig têm mais chances de ter problemas psicológicos.

"O estudo constatou que a série infantil pode causar problemas de ajuste social em crianças, além de desenvolvimento de problemas psicológicos graves, causado pelo estímulo recebido pelas crianças na fase inicial do desenvolvimento cognitivo...", isso é o que diz um trecho do texto reproduzido por muitos sites.

Então! Será que é verdade? Peppa Pig pode realmente causar problemas psicológicos nas crianças? Apesar do texto citar um estudo supostamente realizado por um profissional de uma renomada universidade, está história não é nova. Ela foi publicada por um site mexicano chamado Fuerza Informativa. O texto em espanhol foi traduzido para o português e começou a ser reproduzido por vários sites brasileiros.  Porém, no site da Universidade de Harvard não há nenhum material acadêmico citando o suposto estudo. Como você pode conferir neste link.

Dilma mandou sacrificar cão de estimação?

Bom, se não há nenhum estudo e não existe sequer o pesquisador com o nome citado no texto que traz o alerta sobre o desenho Peppa Pig. Então já podemos concluir que está história de que Peppa Pig causa danos às crianças é mais um boato maldoso que circula pela internet.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários

  1. Minha opinião: Quem manda no contrôle da TV somos nós... Adultos. Assistir ou não... Quem determina é vc... Pai... Mãe... Avó... Pq assim como existem adultos influenciáveis... Tb existem crianças assim!!! Ao perceber que os pequenos estão mudando o comportamento... imitando os desenhos... impeça-os de assistir!!! Mude de canal... coloque-os na frente dos brinquedos para que eles brinquem usando sua propria imaginação... Se mora em casa terrea, mande-os para o quintal... andar de bike... conversar com os bichinhos tais como borboletas... pássaros!!! Se mora em prédio que tem playground... leve-os para brincar com outras crianças para que eles aprendam a se sociabilizar!!! Se chover... leve-os para a cozinha e deixe que eles te ajudem a bater um bolo!!! Leve-os para uma praça próximo de sua casa para brincar... Correr... Gritar... E vc ainda faz amizade com outros pais... Avós... !!! Estão vendo como existem muitas opções que podem evitar que o teu filho se contamine com desenhos, novelas ou filmes perniciosos??? Não esqueça de que somos os únicos responsáveis pela formação desses pequenos!!! Não transfira essa responsabilidade para as Pepas da vida!!! Sou vovó... e faço isso com meus netos.

    ResponderExcluir
  2. Verdadeiro ou falso?
    Em primeiro lugar, não há nenhum estudo a respeito do impacto que o desenho infantil Peppa Pig causa nas crianças no site da Universidade Harvard. Igualmente, não há nenhum psicólogo chamado Marc Wildemberg no quadro de professores e de pesquisadores da prestigiada universidade, como podemos verificar também no site da Harvard University!
    Conclusão
    Não há nenhum estudo comprovando que o desenho Peppa Pig causa danos às crianças!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.