Comer feijão pode fazer mal à saúde → boato ou verdade?

O feijão é indicado para uma dieta diária. Ele proporciona nutrientes essenciais ao organismo como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas, carboidratos e fibras. Só que agora está circulando pela web um texto afirmando que o feijão não deveria fazer parte de uma dieta saudável. 

Então! Comer feijão faz mal à saúde? Segundo informações, o feijão tem uma camada de proteção, chamada de fitatos. Eles impendem a absorção de minerais essenciais, como cálcio, ferro, zinco e magnésio.  Sendo assim, o feijão poderia ser vilão. "O problema não é apenas que não podemos absorver os nutrientes, mas também somos impedidos de consumir os minerais de outros alimentos, por causa dos fitatos".

Sobre o fitato → O fitato ou ácido fítico existe na superfície de cereais. "O ácido fítico é um forte quelante de minerais essenciais como o cálcio, magnésio, ferro e zinco e portanto pode contribuir para deficiência destes minerais em pessoas cuja dieta dependa de alimentos ricos em ácido fítico como fonte nutricional. Desta forma o mesmo é um anti-nutriente", com informações da WikipédiaAtenção: o fitato é um anti-nutriente para pessoas que já possuam um baixo consumo de minerais essenciais, seus efeitos podem ser indesejáveis.

Outro problema do feijão estaria relacionado a lectina. 

Sobre a lectina  → são proteínas que resistem à digestão e que podem afetar as células do trato intestinal. As lectinas também podem causar artrite, esclerose múltipla, úlceras pépticas, alergias e diabetes tipo 2. Todavia, para muitos dos afetados o problema não vai muito além de uma indigestão. Como podemos conferir nesta reportagem da BBC.

Então? Será que a solução é parar de comer feijão? NÃO! O feijão é uma fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B9. É rico em proteínas e minerais (potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio). Faz bem para o intestino. Melhora o sistema nervoso, entre outros benefícios. Além disso.


Dica para o preparo do feijão: Segundo a nutricionista Sônia Tucunduva, deixar o feijão de molho antes de prepará-lo, reduz o tempo de cozimento e os compostos (taninos, fitatos e oligossacarídeos) que diminuem a capacidade de digestão de certos alimentos e causam gases intestinais. Atenção! Jogue a água do feijão fora e lave-o novamente.

Feijão com Arroz

De acordo informações do programa 'Bem Estar', da TV Globo, do ponto de vista nutricional, o feijão com arroz formam uma combinação completa que traz mais benefícios à saúde junta do que separada. Isso porque, quando a pessoa consome uma leguminosa como o feijão com um cereal, no caso o arroz, o organismo consegue fazer a digestão de todas as vitaminas e proteínas vegetais.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários