Corrente do WhatsApp com 0800 para prevenir suicídio é boato.

É boato → Circula pelo WhatsApp uma corrente com números de telefones para prevenção de suicídios. Nos últimos 10 anos, a taxa de suicídio cresceu mais de 40% entre brasileiros de 15 a 29 anos.  O assunto é realmente muito sério. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 800 mil suicídios foram registrados em 2015 em todo o mundo, dos quais 75% em países de média e baixa renda. O Brasil ocupa a 8ª posição no ranking de países com maior incidência de suicídios, ultrapassando o número de 12 mil casos por ano.

A corrente no WhatsAPP pede para os usuários repassarem os números 0800-273-8255 e  0800 290 0024, esses telefones seriam de uma central que oferece serviços para prevenir suicídios. O texto deveria ser repassado para pelo menos três contatos e grupos no WhatsApp.

Porém, a verdade é que os números não são de nenhuma central de apoio. São telefones de uma empresa que desenvolve o WhatsApp, conforme noticiou o E-Farsas. O site diz ainda que os telefones são dos Estados Unidos e não funcionam aqui para o nosso país.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) disponibiliza o telefone 141 para os casos de prevenção ao suicídio.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários