Negros podem sofrer de câncer de pele; saiba mais.

Fique sabendo → Os negros tem que se proteger contra o sol. Ouvi dizer que pessoas de pele negra não precisam de protetor solar, mas essa informação não procede. Apesar de ser raro, pessoas negras também podem sofrer de câncer de pele

De acordo com informações do Dr. Ivan de Oliveira Santos, especialista no tratamento de tumores de pele e professor de cirurgia da Universidade Federal de São Paulo, os negros são muito mais preparados para viver num país tropical, mas é preciso tomar cuidado, porque o sol envelhece a pele e não afasta a possibilidade de provocar um câncer. "Quando o problema aparece, principalmente o melanoma, ocorre na região plantar e na palma da mão, superfícies despigmentadas, onde não existe defesa", explicou o médico em entrevista ao Dr. Drauzio Varella

Segundo informações do Ministério da Saúde, o câncer de pele corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Apresenta altos percentuais de cura, se for detectado precocemente. Entre os tumores de pele, o tipo não-melanoma é o de maior incidência e mais baixa mortalidade.

Um artigo científico sobre câncer na pele negra mostra que os tumores malignos da pele nos indivíduos de pele negra "costumam ter comportamento mais grave". O estudo alerta que a crença de que a pele negra é completamente protegida contra o câncer  fazem com que essas lesões possam passar despercebidas ao médico no momento da consulta. "Apesar da pouca relação observada entre o câncer na pele negra e os raios ultravioletas, cuidados com a proteção da pele devem ser considerados fatores de prevenção à doença". Leia o artigo na íntegra neste link.


Conclusão: Essa história de que pessoas negras são imunes ao câncer de pele é mito. Embora menos pessoas de pele escura tenham desenvolvido câncer de pele, o número proporcional das que morreram devido à doença foi muito maior. O que acende o sinal vermelho! Cientistas descobriram que as possibilidades de os negros desenvolverem a doença se multiplicaram. Sendo assim, seja negro ou branco, a melhor barreira contra a doença continua sendo a prevenção. 

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários