Valdemiro Santiago pede “trízimo” aos fiéis e causa revolta?

Então! É verdade que o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, o apóstolo Valdemiro Santiago, está pedindo o "trízimo" dos fiéis neste mês de dezembro? 

"Senhor, 70% de tudo que o Senhor me der nesse mês de dezembro é meu, você vai dizer, e 30 é da tua obra, do grande projeto", disse o apóstolo.

Vamos aos fatos 👇

❶ É verdade que o líder da Igreja Mundial fez esse propósito com seus fieis? SIM! Mesmo não tendo nenhum embasamento bíblico que sustente essa tese, começou a circular pela internet o trecho de um vídeo onde Valdemiro Santiago diz para os fiéis doarem 30% de seus salários para um "projeto" da igreja, segundo o religioso. 

❷ O dízimo é 10% do salário e não 30%. Os chamados "sacrifícios financeiros" são característicos da "Teologia da Prosperidade". Um conjunto de doutrinas e ritos responsável, em parte, pelo crescimento das igrejas neopentecostais. Hoje em dia, "os pregadores neopentecostais manifestam com muita naturalidade seu interesse por dinheiro", trecho de um artigo acadêmico sobre os Neopentecostais e a Teologia da Prosperidade.

❸ Também é fato que o apóstolo Valdemiro Santiago, que deixou a Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo, para fundar sua própria igreja, herdou boa parte dos ensinamentos da IURD, entre eles, o que defende o sacrífico financeiro como condição para se ter uma vida próspera no mundo.  

❹O apóstolo Valdemiro Santiago foi acusado de usar o dinheiro doado pelos fiéis para enriquecimento pessoal. Em 2012, o programa Domingo Espetacular, da Rede Record, apresentou documentos que comprovam que o apóstolo comprou várias fazendas com dinheiro da igreja. 

❺ Pode até não faltar motivos para acreditar que realmente o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus tenha um objetivo financeiro, segundo ele, para realização de projetos. Porém, verdade seja dita, o vídeo que voltou a ganhar destaque em alguns sites não é deste ano. Circula pela internet desde 2010. Portanto, dizer hoje que o apóstolo está pedindo para o fiel doar 30% de salário para igreja, usando um trecho editado de pelo menos 6 anos atrás, é boato.


Conclusão: Essa história de que vídeo polêmico de Valdemiro Santiago pedindo “trízimo” aos fiéis causa revolta está sendo divulgada como se fosse recente, mas não é. Por isso, posso dizer que é boato.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários

  1. Basta assistir ao programa da igreja pra comprovar que ainda estão na capanha do trizimo dez/2016

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.