Robô Curiosity encontra objeto estranho em Marte.

Tudo indica que o jeep-robô Curiosity descobriu o que pode ser um meteorito metálico na superfície de Marte. De acordo com informações da "BBC", se confirmado, seria o terceiro objeto deste tipo encontrado pelo robô desde agosto de 2012, quando pousou na superfície do planeta.

A NASA disponibilizou uma imagem do objeto, que foi "escaneado" pelo raio laser que o jeep-robô Curiosity usa para vaporizar parte da superfície de amostras, enquanto um espectômetro detecta sua composição através da análise da nuvem de plasma provocada pelo raio. O suposto meteorito poder ser feito de uma combinação entre ferro e níquel, e se isso for confirmado pela análise dos dados coletados pelo Curiosity, se saberá que ele foi formado a partir do núcleo de um asteroide. As imagens também revelam que o objeto tem sulcos compatíveis com o atrito de entrada na atmosfera de um planeta.

O jeep-robô Curiosity percorreu mais de 15 km desde que pousou no interior da Cratera Gale, há quatro anos e meio. Ainda de acordo com informações da "BBC", os cientistas americanos esperam tentar criar uma linha de tempo para as transformações ambientais sofridas pelo planeta - acredita-se, por exemplo, que a cratera, hoje um imenso deserto assolado por ventos, já foi um imenso lago que poderia ter abrigado algum tipo de vida.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.
Com informações da agência de notícias BBC.

Comentários