Boato diz que judoca morreu depois de consumir coco com leptospirose.

Diante da imensa quantidade de informações que circulam todos os dias pelas redes sociais e aplicativos de mensagens, as vezes, é realmente difícil saber o que é verdade e o que não é. Infelizmente, a maioria é boato. Por exemplo, teve um caso que começou a circular pelo WhatsApp recentemente e causou muita comoção. A história de João Lima, o judoca da Bahia morreu após consumir coco com leptospirose

Além de relatar o triste acontecimento envolvendo o atleta baiano, o texto também como objetivo alertar sobre o perigo de consumir a polpa do coco, pois  muitas pessoas comem a polpa do coco após ter consumido a água de coco e, segundo o texto, há risco de se pegar leptospirose comendo a polpa do coco. "Avisem para amigos e família, para nunca comer a polpa do coco com a paletinha que é feita da casca do próprio coco verde". 

Mas será que a causa da morte do judoca tem relação com o consumo de coco na praia? Como o resultado do exame que pode confirmar a causa da morte ainda não foi divulgado, então é prematuro afirmar que foi leptospirose. Segundo o blog Diário Chapecó, o judoca João Lima, de 20 anos, faleceu na semana passada. Ela jovem estava internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Oeste (HRO) com sintomas semelhantes à de dengue. 

João Lima é natural de Salvador (BA). De acordo com informações do site Boatos.org, o caso ocorreu em Chapecó (SC) e não na Bahia. Sendo assim, podemos constatar que a história de que o judoca da Bahia morreu é verdadeira, mas dizer que foi após consumir um coco com leptospirose não procede.

LEPTOSPIROSE


É uma doença bacteriana transmitida pela urina de animais infectados. 

Sintomas: Febre alta, dor de cabeça, sangramento, dor muscular, calafrios, olhos vermelhos e vômitos são alguns sintomas.

Consequências: Sem tratamento, a leptospirose pode causar danos renais e hepáticos e até mesmo a morte. 

Tratamento: A doença é tratável com antibióticos que combatem a infecção. Requer diagnóstico médico e exames laboratoriais.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.
Com informações do blog "Diário de Chapecó", "Boatos.org" e Google.

Comentários