Mais de 750 milhões de adultos não liam ou escreviam uma frase simples em 2015.

Educação ⇢ Mais de 750 milhões de adultos não tinha capacidade de ler ou escrever uma simples frase em 2015. É o que mostra o 3º Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos (Grale III), divulgado nesta quarta-feira (15/02) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. De acordo com a Unesco, dos 758 milhões de adultos que não conseguem ler ou escrever, 115 milhões são jovens com idade entre 15 e 24 anos. O Grale III aponta que a maioria dos países signatários relatou progressos na implementação de todas as áreas do acordo. Mas ainda há um longo caminho a ser percorrido, segundo a Unesco, especialmente na redução da desigualdade de gênero. A pesquisa mostra que 63% dos adultos com baixas habilidades de alfabetização são mulheres. 

Segundo a Unesco, 81% dos países que responderam às perguntas do levantamento disseram que suas políticas tratam de adultos com baixos níveis de alfabetização e habilidades básicas. Conforme o estudo, 75% dos países relataram ter melhorado significativamente suas políticas e leis em aprendizagem e educação de adultos desde 2009. Em contrapartida, 70% disseram ter aprovado novas políticas nessa área desde 2009. Para 85% dos países, a alfabetização e as habilidades básicas são prioridades dos programas de aprendizagem e educação de adultos. Na Europa Central e no Leste Europeu, por exemplo, somente 57% dos países dão prioridade a essa área.

A terceira edição do Grale tem como tema “O impacto da aprendizagem e da educação de adultos na saúde e no bem-estar, no emprego e no mercado de trabalho e na vida social, cívica e comunitária”. 

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.
Com informações da Agência Brasil.

Comentários