Novo golpe no WhatsApp já afetou mais de 1 milhão de usuários.

Novo golpe no WhatsApp. Uma mensagem que promete permitir acesso às conversas dos seus amigos, ou às listas de contatos deles, tornou-se o golpe mais popular contra quem usa o aplicativo de mensagens no Brasil. Segundo informações da Revista Veja, mais de 1,5 milhão de usuários já clicaram no link – e perderam dinheiro.

Como funciona o esquema? O usuário recebe uma mensagem, como se fosse de um de seus amigos, que diz: "Clique aqui e saiba tudo o que seus amigos estão falando sobre você no Whatsapp". Quando a pessoa clica, aparece uma mensagem que solicita o acesso à sua lista de contatos – ao autorizar isso, ele não só repassa o link para toda a sua lista de contatos (multiplicando o alcance do golpe) como assina automaticamente um pacote que envia mensagens de texto – os temas do serviço podem ir de novelas a esporte. 

O desfalque é de R$2,40 por clique. Ou seja, em tese, os criminosos já lucraram 3,6 milhões de reais. Um levantamento feito pela ESET Brasil, uma empresa de segurança cibernética, revela que esse foi o golpe mais popular pelo Whatsapp, de uma lista de mais de trinta que foram monitorados nos últimos três meses. A companhia orienta quem tiver caído no golpe a ligar para sua operadora de telefonia e pedir o cancelamento do tal serviço de assinatura feito pelo golpe – o que pode limitar o estrago, mas não traz de volta o prejuízo.

Fonte: Revista Veja

Comentários