Foi proibida a venda de paçoca em todo o país? NÃO, é boato.

É fato comprovado que o consumo de amendoim traz benefícios para a saúde. Segundo a nutricionista Karin Honorato, o amendoim tem ação anti-inflamatória, é rico em gorduras boas e em ômega-3 e, por isso, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, pois ajudar a diminuir os níveis sanguíneos de colesterol e triglicérides. Entretanto, recentemente, surgiu na internet uma informação que deixou muita gente preocupa. A notícia que a venda paçoca está proibida no Brasil porque o alimento pode causar câncer. Será que é verdade? 

Essa informação ganhou repercussão depois que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, decidiu proibir a venda de um lote de Doce de Amendoim Paçoca Rolha, marca Dicel. O laboratório detectou teores de aflatoxinas acima do Limite Máximo Tolerado (LMT) permitidos para amendoim com casca, descascado, cru ou tostado, pasta de amendoim ou manteiga de amendoim. Saiba mais, neste link.

Pois é, esse caso se refere a um lote específico do produto, mas alguém resolveu aumentar e daiu dizendo por aí que a venda de Paçoca foi proibida em todo o território nacional. Sendo assim, não procede a informação de que existe restrição para venda de doce de amendoim no Brasil.

Conclusão: Apesar da Anvisa ter detectado um problema e ter interditado um lote Paçoca Dicel, a agência não disse que estava proibida a venda de paçoca no país por causa de risco de câncer. Isso é BOATO.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários