MP fará vistoria na Beneficência Portuguesa de Campos, RJ, após 8 mortes por câncer.

Após oito mortes por câncer, o Hospital Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos dos Goytacazes passará por uma vistoria em resposta à solicitação da 1ª Promotoria de Tutela Coletiva do Ministério Público. A informação é do jornal 'Terceira Via'. 

De acordo com a publicação, a promotoria apura supostas irregularidades no hospital denunciadas por um grupo de mães de pacientes com câncer. A vistoria será feita pelo Grupo de Apoio Técnico em Saúde do Ministério Público (Gate).

No mês de outubro, poucos dias após a morte  da menina Sawanna de Araújo, de 6 anos, que ocorreu em setembro de 2016, quando contraiu uma pneumonia durante o tratamento de leucemia no hospital, o Ministério Público recebeu a denúncia. Além dela, Lucas Manhães, de 12 anos, Aline Dantas, 20, Mariah Freitas, 15, Daniel, Wanessa, Ketelin e Maria José morreram entre setembro do ano passado e março deste ano. 

A reportagem do jornal "Terceira Via" informa ainda que as famílias se conheceram nos corredores e enfermarias da Beneficência Portuguesa de Campos dos Goytacazes e reclamaram que o setor não tem condições sanitárias adequadas, médicos suficientes e atendimento de qualidade. Além disso, as famílias denunciam excesso de sessão de quimioterapia nos pacientes.

O Ministério Público já oficiou a Secretaria municipal de Saúde, a Secretaria estadual de Saúde e o Conselho Regional de Medicina (Cremerj) para “análise das providências que precisam ser tomadas sobre o hospital”.

Outro lado

A Beneficência Portuguesa de Campos dos Goytacazes diz, através de nota, que 70% do câncer infantil é causado por leucemia aguda e que em pacientes de alto risco, o índice de morte é de 40 a 50%. O hospital também garantiu que atua com médico hematologista especialista em tratamento infantil, de adultos e idosos. Ainda de acordo com a nota, assinada por Ionilda G. do R. V. Carvalho, responsável pelo serviço de Oncologia e Hematologia do hospital, a estrutura física do hospital é vistoriada por órgãos federais, estaduais e municipais.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.
Com informações do jornal Terceira Via

Comentários