PF encontra cerveja com urina de cavalo e suco de milho? Não, é boato.

É muito importante estar informado sobre vários assuntos, mas hoje em dia não dá para acreditar em tudo que ouvimos por aí, principalmente pelas redes sociais ou aplicativos de mensagens, como WhatsApp. Além disso, a internet é uma rede de computadores livre e tem muitos sites que não se preocupam em apurar se a informação é falsa ou não, apenas divulgam e compartilham para garantir audiência e obter algum lucro. 

Agora está circulando pela web um texto dizendo que foi encontrada cerveja com urina de cavalo. Segundo informações, atribuídas ao portal de notícias da Globo, após a Polícia Federal ter realizado uma operação em fábricas de cerveja no estado da Bahia e ter recolhido um pouco do produto para análise em um laboratório foi descoberto que havia "urina de cavalo" e "suco de milho" na cerveja. Será que é verdade? Cerveja com urina de cavalo foi encontrada em operação da Polícia Federal?

Primeiro fato que levanta dúvida sobre esta informação é que o portal "G1" não publicou nenhuma reportagem sobre o suposto caso.  O que já é um forte indício de que estamos diante de uma notícia fake. Inclusive, o próprio G1, traz uma matéria desmentido a informação. "O texto utiliza um layout antigo do G1, que não é mais usado desde 2010. A fonte utilizada também não é a mesma. A notícia jamais foi publicada no G1".

E para desmascarar de vez essa farsa, não houve nenhuma informação sobre operação da Polícia Federal em fábricas de cerveja recentemente. 

Conclusão: A informação de que a PF encontrou cerveja com urina de cavalo na Bahia é FALSA.  

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários