Tapioca contém cianeto e pode matar? Não, é boato.

Tapioca pode matar? De acordo com informações que circulam pelas redes sociais o consumo de tapioca pode ser fatal. Isso porque "a mandioca contém ácido cianídrico, que é transformado em cianeto, um veneno mortífero, que ataca células nervosas, causa danos nas funções dos pulmões e dos rins e, sobremaneira, no sistema digestivo". 

Essa notícia pegou muita gente de surpresa, mas não é verdadeira. A tapioca não é um veneno mortal. Segundo o pesquisador Joselito Motta, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a informação é falsa porque o ácido é eliminado durante o processo de fabricação da farinha de mandioca.

O engenheiro disse ao 'G1' que "a fécula ou amido é retirada de qualquer uma das variedades depois de um processamento ainda mais completo que para o fabrico da farinha. Não existe portanto a menor possibilidade de haver a presença de HCN - ácido cianídrico - na tapioca, pois ele é removido com a água durante o processamento da raiz", explicou Motta. 

Sendo assim, para o especialista, não existe o menor risco em relação a isso, justamente porque o ácido cianídrico é retirado nas primeiras etapas de fabricação da farinha. "A fécula é a última etapa do processamento da raiz da mandioca. Se a farinha já não tem HCN, imagine a goma ou o amido, que são a alma da farinha", disse o pesquisador.

Ainda de acordo com informações do portal de notícias da Globo, não há nenhum caso de morte registrado por ingestão de tapioca com ácido no país.

Conclusão: Está história de tapioca pode matar é boato.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.
Com informações do G1.

Comentários