Caças russos fazem rasante em navio dos Estados Unidos?

Em resposta a um ataque químico que matou mais de 80 pessoas recentemente, os Estados Unidos lançaram 59 mísseis contra uma base aérea na Síria na noite da última quinta-feira (06/04). Isso é fato. Porém, essa história que circula pelas redes sociais e Whatsapp, dizendo: — caças russos fazem rasante em navio dos EUA e prenunciam 3ª Guerra Mundial, — é falsa.

De acordo com o texto, o navio americano estava pronto para abrir fogo quando "os caças vermelhos bateram em retirada". Entretanto, de acordo com informações do portal "G1", o vídeo que circula junto com a mensagem, da "BBC", é o mesmo publicado em 14 de abril de 2016). 

Segundo a publicação, o que aconteceu foi que dois caças russos sobrevoaram um navio da Marinha americana que navegava no Mar Báltico, no Norte da Europa. A manobra lembrou provocações do tempo da Guerra Fria e foi denunciada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Inclusive, segundo os Estados Unidos, esses caças estavam sem munição, por isso, não houve revide. Na época, o governo norte-americano Unidos fez um protesto formal.

Diante dos fatos, podemos concluir que esta história de — caças russos fazem rasante em navio dos EUA e prenunciam 3ª Guerra Mundial  — é boato. O vídeo é antigo.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.
Com informações do portal G1.

Comentários