Dois macacos, um morto e outro doente, foram encontrados em Macaé, RJ.

Dois macacos bugios foram encontrados, um doente - que foi recolhido para tratamento -, e outro já morto em estado de decomposição, no Parque Municipal Atalaia, em Macaé, nesta terça-feira (04/04). 

Os macacos foram encontrados por representantes do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Ambiental do município, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ) e órgãos da prefeitura, durante uma varredura em três quilômetros de trilhas do Parque Municipal.

De acordo com o secretário de Ambiente, Gerson Martins, o animal encontrado com vida será encaminhado para que passe por análises da Fiocruz. 

Outro objetivo do trabalho no Parque Atalaia foi colocar 20 armadilhas para capturar mosquitos e verificar se há os das espécies Haemagogus e Sabethes, vetores da febre amarela silvestre.De acordo com a bióloga e pesquisadora do Nupem/UFRJ, Alessandra Alvarenga, com a armadilha do tipo ovitrampa será possível, em um período de sete dias, capturar até 350 ovos em cada uma delas.

O Parque Atalaia é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral com 235 hectares e pertence a Córrego do Ouro, região serrana de Macaé. Possui quatro trilhas: Córrego Atalaia (captação de água), com percurso de 1.413 metros; Figueira Branca (mirante), com percurso de 810 metros; cachoeira do Salto, com percurso de cinco quilômetros e Científica, com percurso de 1.950 metros.

Edição: Washington Luiz.
Fonte: Ascom.

Comentários