É boato: Bolsonaro recebeu propina da JBS.

A lista de políticos que receberam propina da JBS tem vários nomes. Alguns bem conhecidos. Lula, Dilma, Michel Temer, Aécio Neves ... são alguns políticos citados na delação de executivos da empresa.  Se realmente eles receberam propina [ou não] cabe a justiça brasileira apurar e condenar os culpados, mas todos tem direito de defesa.

Um texto que circula pela internet diz que o deputado federal Jair Bolsonaro também teria recebido propina da JBS. Bolsonaro teria recebido R$200.000,00 (duzentos mil reais) na campanha de 2014.

Será que é verdade? Bolsonaro recebeu propina da JBS? O primeiro ponto a ser esclarecido é que receber doação eleitoral de empresas não era ilegal. Inclusive, em 2014, 70% do dinheiro arrecadado por partidos e candidatos eram de empresas. Na época, pessoas jurídicas poderiam doar até 2% do faturamento bruto do ano anterior ao das eleições. Atualmente, por decisão do Supremo Tribunal Federal, são proibidas as doações de empresas a candidatos e partidos políticos.

No caso de Bolsonaro, é verdade que a JBS depositou R$200.000,00 na conta do deputado. Porém, também temos que esclarecer que Bolsonaro devolveu o dinheiro. Confira na prestação de contas eleitorais do parlamentar no site do Tribunal Superior Eleitoral.   

O deputado federal Jair Bolsonaro também gravou um vídeo e publicou em seu canal no Youtube falando sobre a doação da JBS. "Até 2014 quando uma empresa doava ao partido, entrava o dinheiro e misturava. Você não sabia, ninguém sabia a origem do dinheiro. A partir de 2014, todo recurso que uma empresa qualquer doava para o partido. O partido ao repassar os candidatos tinha que botar o nome do doador originário e assim foi feito. No meu 200 mil reais entrou JBS/Friboi. Então quando eu percebi no dia seguinte ... Fiz um cheque retornando o dinheiro para o partido ... Eu não quero esse dinheiro", disse Bolsonaro. Assista ao vídeo.

Conclusão


É verdade que a JBS doou dinheiro para o PP, partido de Bolsonaro na época, e que o dinheiro foi depositado na conta parlamentar. Porém, assim que identificou que a doação foi feita pela JBS, Bolsonaro não aceitou e devolveu o dinheiro. 

Sendo assim, essa história de que Bolsonaro recebeu propina da JBS é mais um boato que circula pela internet.  

Washington Luiz,
Repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários