Google cria doodle em referência ao enigmático Mecanismo de Antikythera.

Olá pessoal. Ao acessar a página do Google nesta quarta-feira (17/05) para fazer uma pesquisa, o internauta encontra um Doodle fazendo referência a um dos objetos mais enigmáticos já descobertos por arqueólogos. Trata-se do Mecanismo de Antikythera, que ficou conhecido também como Máquina de Anticítera.

Cabe ressaltar que este objeto foi achado em 17 de maio de 1902 por mergulhadores. Ele estava submerso a 43 metros de profundidade, junto com estátuas e outros objetos antigos, na costa da ilha grega de Antikythera, como informou a revista "Exame".

O artefato foi estudado pelo arqueólogo Spyridon Stais e outros cientistas. Segundo os especialistas, o mecanismo teria sido fabricado por volta de 87 AC. Posteriormente, o Mecanismo de Antikythera foi estudado mais detalhadamente pelo cientista americano Derek Price, da universidade de Yale. Price concluiu que os símbolos gravados no objeto fazem referência a dias, meses e signos do Zodíaco.

Após uma inspeção mais minuciosa, usando raio X, o cientista americano fez desenhos mais detalhados do funcionamento do objeto. Derek Price chegou a conclusão que o artefato era uma espécie de calculadora astronômica. O que, de acordo com informações da revista "Exame", foi confirmado em 2005, quando um projeto de pesquisa patrocinado pela fabricantes de computadores HP trouxe novas informações sobre o artefato.

Baseado neste estudo, foi possível construir réplicas do Mecanismo de Antikythera. O artefato original fica no Museu Arqueológico Nacional de Atenas.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.
Com informações da revista 'Exame'.

Comentários

Veja também

Polícia Federal investiga fraudes em 14 concursos públicos