Segredos da criatura mais resistente do mundo.

Assunto: Ciência.

A criatura mais resistente do mundo

Olá pessoal. Boa noite! Sou Christoffer Leandro, novo colaborador do site Momento Verdadeiro. O tema que escolhi para estrear minha coluna sobre ciência são as criaturas mais resistentes do mundo. 

Já ouviram falar dos tardígrados? Para quem não conhece, são criaturas microscópicas capazes de sobreviver à radiação, ao congelamento, à desidratação extrema e até mesmo ao vácuo do espaço. Essa informação foi divulgada recentemente em um estudo publicado na revista científica PLOS Biology.
Segredos da criatura mais resistente do mundo.
A análise genética dos tardígrados, também conhecidos como ursos d'água, revelou segredos sobre suas notáveis habilidades de sobrevivência. Após decodificarem o DNA de duas espécies, os pesquisadores descobriram os genes que permitem esses seres se regenerarem após a dessecação. Fascinante! 

E para se ter ideia da resistência dos tardígrados, a pesquisa descobriu ainda que essas criaturas sobreviveriam a quase todos os desastres cósmicos que poderiam atingir o planeta. Eles ainda adquiriram a habilidade de sobreviver à desidratação extrema e voltar à vida anos mais tarde, ao ter contato com a água. Impressionante!

Os tardígrados.

Os tardígrados são encontrados em pântanos e lagos. Eles possuem cabeça, calda, oito pernas e garras. Eles são parecidos com alguns insetos. São muito pequenos, cerca de um milímetro. Mas essas criaturas minúsculas são prova de que o tamanho não quer dizer nada quando o tema é resistência. Com informações da BBC.

Comentários